Foram anunciados nesta quinta-feira, 23/05, os vencedores da Quinzena de Cineastas, Quinzaine des Cinéastes, antes chamada de Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, organizada pela La Société des réalisateurs de films (la SRF) desde 1969 e que destaca a produção anual de filmes de ficção, curtas e documentários no cenário independente e também popular.
Neste ano, pela primeira vez, um prêmio do público foi concedido. Em parceria com a Fondation Chantal Akerman, o longa canadense Une langue universelle, de Matthew Rankin, foi o mais votado pelos espectadores e recebeu 7.500 euros.
Sobre o voto popular, nunca antes vista na história do Festival de Cannes, a organização da mostra disse: “Não vemos o Choix du Public como um prêmio para o melhor filme da seleção, mas como uma afirmação de uma proposta cinematográfica única que abrange a individualidade e a liberdade de expressão cinematográfica. A escolha do público é uma marca de conquista destinada a ajudar este cineasta e o seu filme a encontrar mais públicos, dando assim um impulso a um filme surpreendente que tem cativado particularmente os espectadores do festival”.
Além disso, a cineasta britânica Andrea Arnold, que disputa a Palma de Ouro com Bird, foi a grande homenageada com o Carrosse d’Or na cerimônia de abertura. Grande exploradora das margens, dinamitadora de códigos sociais do cinema, a diretora e roteirista sonda o poder dos corpos e das mentes com maestria. O encerramento da 56ª edição contou com a exibição do francês Les Pistolets en plastique, de Jean-Christophe Meurisse.
Entre outros prêmios paralelos, o SACD, entregue pela Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques, escolheu Ma vie Ma gueule, o último longa-metragem da diretora Sophie Fillières, que faleceu em julho do ano passado. Protagonizado por Agnès Jaoui, o filme foi concluído postumamente pelos filhos de Fillières.
Nesta 56ª edição, o cinema brasileiro estava representado com o longa A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.
Conheça os vencedores da Quinzena de Cineastas 2024:
PRÊMIO DO PÚBLICO | MELHOR FILME
Une langue universelle, de Matthew Rankin (Canadá)
PRÊMIO SACD (Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques)
Ma vie Ma gueule, de Sophie Fillières (França)
LABEL CINEMA EUROPA | MELHOR FILME EUROPEU
Volveréis, de Jonás Trueba (Espanha)
CARROSSE D’OR
Andrea Arnold
Foto: Guillaume Lutz.