
Foram anunciados nesta segunda-feira, 14/04, os filmes selecionados para a Semana da Crítica 2025 (Semaine de la Critique), mostra paralela ao Festival de Cannes que concentra-se na descoberta de novos talentos. Desde que foi criada pelo Syndicat Français de la Critique de Cinéma, em 1962, busca explorar e revelar novos cineastas inovadores do mundo todo em suas primeiras obras.
Em sua 64ª edição, a Semana da Crítica, que acontecerá entre os dias 14 e 22 de maio, terá o cineasta espanhol Rodrigo Sorogoyen como presidente do júri; vale lembrar que no ano passado ele assumiria esse mesmo cargo, mas precisou se afastar por motivos pessoais. O jornalista marroquino Jihane Bougrine, o diretor de fotografia Josée Deshaies, a produtora indonésia Yulia Evina Bhara e o ator britânico Daniel Kaluuya completam o time de jurados.
A curadoria deste ano teve coordenação geral de Ava Cahen, que trabalhou com comitês formados por críticos e jornalistas. Para a seleção de curtas-metragens, o grupo foi formado por Esther Brejon, Grégory Contaut e Raphaëlle Pireyre, sob coordenação de Léo Ortuno. Entre os longas, Chloé Caye, Laurent Hérin, Damien Leblanc, Olivier Pélisson e Perrine Quennesson completaram o time.
O pôster desta 64ª edição destaca uma das personagens do musical Les reines du drame, de Alexis Langlois, que foi exibido no ano passado fora de competição. Os curtas-metragens serão anunciados em breve.
Conheça os filmes selecionados para a Semana da Crítica 2025:
COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM
Ciudad Sin Sueño, de Guillermo Galoe (Espanha/França)
Imago, de Déni Oumar Pitsaev (França/Bélgica)
Kika, de Alexe Poukine (Bélgica/França)
Left-Handed Girl, de Shih-Ching Tsou (Taiwan/França/EUA/Reino Unido)
Nino, de Pauline Loquès (França)
Pee Chai Dai Ka, de Ratchapoom Boonbunchachoke (Tailândia/França/Singapura/Alemanha)
Rietland, de Sven Bresser (Holanda/Bélgica)
SESSÕES ESPECIAIS | LONGAS
Baise-en-ville, de Martin Jauvat (França)
Des preuves d’amour, de Alice Douard (França)
L’intérêt d’Adam, de Laura Wandel (Bélgica/França) (filme de abertura)
Planètes, de Momoko Seto (França/Bélgica) (filme de encerramento)
Foto: Divulgação.