
Foram anunciados nesta quinta-feira, 17/04, os curtas-metragens selecionados para a Semana da Crítica 2025 (Semaine de la Critique), mostra paralela ao Festival de Cannes que concentra-se na descoberta de novos talentos. Desde que foi criada pelo Syndicat Français de la Critique de Cinéma, em 1962, busca explorar e revelar novos cineastas inovadores do mundo todo.
Em sua 64ª edição, a Semana da Crítica, que acontecerá entre os dias 14 e 22 de maio, terá o cineasta espanhol Rodrigo Sorogoyen como presidente do júri; vale lembrar que no ano passado ele assumiria esse mesmo cargo, mas precisou se afastar por motivos pessoais. O jornalista marroquino Jihane Bougrine, o diretor de fotografia Josée Deshaies, a produtora indonésia Yulia Evina Bhara e o ator britânico Daniel Kaluuya completam o time de jurados.
Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com o curta-metragem Samba Infinito, dirigido por Leonardo Martinelli. A trama se passa durante o Carnaval do Rio de Janeiro enquanto um gari luta contra a perda da irmã e suas obrigações profissionais. Em meio às comemorações, ele encontra uma criança perdida e decide ajudá-la.
Com Alexandre Amador, Miguel Leonardo, Gilberto Gil e Camila Pitanga no elenco, que também assina como produtora associada, o roteiro é assinado pelo próprio diretor, que já venceu o Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno, com o curta Fantasma Neon. A fotografia é de João Atala e a montagem é de Lobo Mauro; Fabio Carnèiro e Victor Tigronez foram os responsáveis pelo som. A música é de André Mendonça e Fabio Carnèiro; a direção de arte é assinada por Ananias de Caldas e Brian Thurler.
Em comunicado oficial nas redes sociais, Leonardo Martinelli falou sobre a seleção: “É de coração cheio que venho anunciar que Samba Infinito terá sua estreia mundial na competição de curtas da 64ª Semana da Crítica. É um sonho se realizando. Esse filme só foi possível graças a parceria de uma equipe incrível que fez acontecer o impossível”. Produzido pela Baraúna Filmes, Les Valseurs e Pseudo Filmes, o curta conta também com Dida Camero e João Fontenele como elenco de apoio.
A equipe segue com Pedro Henrique França na produção de elenco e colaboração de Felipe M. Bragança no roteiro; Sávio Fernandes assina os efeitos visuais. O figurino é de Ana Avelar e a maquiagem de Julia Roberta. A produção é assinada por Renan Barbosa Brandão, Rafael Teixeira, Leonardo Martinelli, Clara Marquardt, Justin Pechberty, Damien Megherbi e Lucas H. Rossi.
Conheça os curtas-metragens selecionados para a Semana da Crítica 2025:
COMPETIÇÃO | CURTA-METRAGEM
Alișveriș, de Vasile Todinca (Romênia)
An-Gyeong (Glasses), de Yumi Joung (Coreia do Sul)
Dieu est timide (God is shy), de Jocelyn Charles (França)
Donne Batterie (Free Drum Kit), de Carmen Leroi (França)
Erogenesis, de Xandra Popescu (Alemanha)
L’mina, de Randa Maroufi (Marrocos/França/Itália/Qatar)
Samba Infinito, de Leonardo Martinelli (Brasil/França)
Wonderwall, de Róisín Burns (França/Reino Unido)
КРИТИЧНЕ СТАНОВИЩЕ (Critical Condition), de Mila Zhluktenko (Alemanha)
கத்து! (Bleat!), de Ananth Subramaniam (Malásia/Filipinas/França)
SESSÃO ESPECIAL
Eraserhead in a Knitted Shopping Bag, de Lili Koss (Bulgária)
No skate!, de Guil Sela (França)
Une Fugue (To the Woods), de Agnès Patron (França)
CONVIDADOS | Festival International du Film de Morelia
Aguacuario, de Jose Eduardo Castilla Ponce (México)
Buscando un burro, de Juan Vincente Manrique (México/Venezuela)
Ser Semilla, de Julia Granillo Tostado (México)
Spiritum, de Adolfo Margulis (México)
*Clique aqui e conheça os longas-metragens selecionados
Foto: Sofia Leão.