Cine Terreiro 2023: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Cena do curta maranhense João de Una Tem um Boi: premiado

Foram anunciados neste domingo, 10/12, os vencedores da terceira edição do Cine Terreiro, festival que procura enaltecer e prestigiar o patrimônio imaterial de matriz afro-brasileira e indígena, abraçando também vertentes como o neoxamanismo, e realiza exibição de filmes relacionados a esses temas como motor para enriquecer o respeito e pertencimento dessas culturas.

O festival, idealizado por Rodrigo Sena, trata-se de uma grande reunião de obras e linguagens artísticas que possuem alguma relação em seu enredo com a espiritualidade exercida em terreiros de herança afro-indígena no Brasil. Os filmes abordados no 3º Cine Terreiro enfatizaram a ligação humana com o Sagrado; a proposta sempre foi proporcionar aos espectadores um ambiente de entretenimento e cultura, oferecendo um lugar acolhedor.

Nesta terceira edição, o Festival Cine Terreiro – Filmes que ligam ao Sagrado exibiu os títulos virtualmente e presencialmente em três casas religiosas do Rio Grande do Norte. O homenageado deste ano foi José Luiz Soares, o Cacique Luiz Katu, uma grande liderança das causas indígenas, que recebeu um troféu elaborado pelo artista Josué Jerônimo Campelo, indígena Tapuia Tarairiú.

O Cine Terreiro 2023 foi realizado pela Ori Audiovisual, Cruzeiro Filmes, Cirandas Coletivo de Assessorias, em parceria com a Bobox Produções, de Arlindo Bezerra, e apoio da Prefeitura Municipal do Natal; contou também com apoio do Acarajé da Jari e Tets Studio. Na edição deste ano, o festival foi realizado de forma independente por meio de recursos próprios de seus colaboradores.

Conheça os vencedores do Cine Terreiro 2023:

MOSTRA GRÃO
Melhor Filme: Festa de Pajés, de Iberé Perissé (AM)
Menção Honrosa: Terreiro, de Beatriz Barros (PE)

MOSTRA MAR
Melhor Filme: João de Una Tem um Boi, de Pablo Monteiro (MA)
Menção Honrosa: Aracati, de Veruza Guedes (PB)

Foto: Divulgação.

Comentários