O Cinema Leva Eu é um festival audiovisual realizado em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Plural e com dimensão nacional, sua primeira edição acontecerá entre os dias 1º e 5 de agosto com realização da EBAV, Escola Brasileira de Audiovisual, em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho.
O festival, que segue com inscrições abertas até 10 de junho, consiste na difusão e exibição de curtas-metragens, locais, regionais e nacionais. A proposta é abrir um espaço para divulgação e democratização do cinema nos 13 municípios que compõe a Baixada Fluminense, visando socializar e aumentar a produção local. O reconhecimento dos profissionais que produzem o audiovisual na Baixada, o intercâmbio entre eles e os produtores e realizadores de todo Brasil é, também, um dos objetivos dos organizadores do festival.
Para esta primeira edição, Regina Casé, atriz, autora, diretora, produtora e apresentadora, será a grande homenageada. Regina iniciou sua carreira no teatro e em 1978 estreou em um clássico do cinema nacional, Chuvas de Verão, de Cacá Diegues. Na TV, se destacou em diversos trabalhos, entre eles, TV Pirata, que lhe rendeu o Prêmio APCA, Esquenta!, Programa Legal, Amor de Mãe e Todas as Flores.
Nas telonas, foi premiada por Eu Tu Eles, de Andrucha Waddington, nos festivais de Havana, Karlovy Vary, Cartagena, Lima e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; com Areias Escaldantes, de Francisco de Paula, recebeu o Troféu APCA de melhor atriz coadjuvante. No consagrado Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, recebeu prêmios no Sesc Melhores Filmes, Festival de Sundance, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio APCA e Prêmio Guarani. Além disso, se destacou recentemente em Três Verões, de Sandra Kogut.
Em comunicado oficial, o diretor presidente do festival, Sérgio Assis, também diretor geral da EBAV, disse: “É uma honra receber durante cinco dias os cineastas, artistas e imprensa em um evento que tem como parceiro o Instituto Zeca Pagodinho. Vamos oferecer as mostras competitivas Cinema Leva Eu, Fluminense Baixada Rio e Território Brasil. Para cada mostra teremos um júri oficial. Além disso, também estão na programação palestras, mesas-redondas e oficinas. Todas as atividades promovidas pelo festival são gratuitas e abertas ao público”.
“É importantíssimo para o Instituto Zeca Pagodinho receber um evento que vai trazer produções do Brasil inteiro para nossa comunidade. O que também reforça nossa função como agente facilitador do acesso à cultura na região”, disse Louiz Carlos Da Silva, diretor-geral do Instituto Zeca Pagodinho.
André da Costa Pinto, diretor e coordenador do festival, disse: “Para nós é muito importante ver o projeto social Cinema Leva Eu alçar voos maiores se transformando em um festival com mostras competitivas não só locais como nacionais, o que possibilita o intercâmbio entre o cinema que vem do Brasil para dentro da Baixada e o cinema que sai da Baixada para o Brasil e para o mundo. Fico muito feliz de estar coordenando um projeto como esse”, finalizou.
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.