Norival Rizzo e Emilio Orciollo Netto em cena.
Após uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o Brasil é levado à beira da hiperinflação, ao impeachment de um presidente, a uma crise de abastecimento, e a demissões em massa, entre outras graves consequências. Fernando Henrique Cardoso, então o quarto Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, forma uma seleta equipe econômica que, protegida em um bunker contra pressões políticas, mergulha na missão de reforma do Estado com a finalidade de controlar a inflação e cria o Plano Real.
Esse momento tão marcante na política brasileira chega agora aos cinemas em Real – O Plano por Trás da História, dirigido por Rodrigo Bittencourt e baseado no livro 3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão, de Guilherme Fiuza.
Para falar mais sobre o filme, conversamos com os atores Norival Rizzo, que interpreta FHC; Emilio Orciollo Netto, que vive o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco; Tato Gabus Mendes, que faz o papel de Pedro Malan, um dos arquitetos do Plano Real; e Juliano Cazarré, que interpreta Gonçalves, um personagem fictício.
Além do bate-papo, fizemos um divertido quiz com nossos convidados sobre acontecimentos marcantes do ano de 1994. Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação/Paris Filmes.