CINEVITOR #389: Entrevista com Lírio Ferreira | Acqua Movie

por: Cinevitor
Alessandra Negrini e Lírio Ferreira nos bastidores.

Rodado em São Paulo, Recife e interior de Pernambuco, Acqua Movie, sexto longa de Lírio Ferreira, de Baile Perfumado, Árido Movie e Sangue Azul, chega aos cinemas nesta quinta-feira, 10/06. A trama apresenta, em um road movie, a paisagem nordestina alterada pela transposição do Rio São Francisco e mostra a forte presença do coronelismo no país. 

A história está centrada na relação entre uma mãe, vivida por Alessandra Negrini, e Cícero, seu filho adolescente, papel de Antonio Haddad. Cícero encontra seu pai Jonas, interpretado por Guilherme Weber, mesmo personagem de Árido Movie, morto no banheiro de casa, vitimado por um infarto fulminante. Duda está na floresta amazônica realizando um documentário sobre a demarcação de terras indígenas. Mãe e filho partem de carro de São Paulo a fim de resgatar o afeto mútuo e deixar as cinzas de Jonas na cidade onde ele nascera, no interior de Pernambuco.

Misto de aventura e investigação, o longa flerta com o gênero documentário e apresenta um cinema inquieto, reenquadrando a premissa de que o mundo convive com a falta de solidariedade e com o excesso de informação. O elenco conta também com Augusto Madeira, Aury Porto, Catarina Dee Jah, Edgar Navarro, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Sérgio Mamberti, entre outros.

Com roteiro de Lírio Ferreira, Marcelo Gomes e Paulo Caldas, o longa foi premiado no Festival do Rio (melhor ator coadjuvante para Augusto Madeira) e no LABRFF, Los Angeles Brazilian Film Festival, com cinco prêmios, entre eles, melhor fotografia para Gustavo Hadba. Também foi exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Circuito Penedo de Cinema e Mostra Ecofalante.

Para falar mais sobre Acqua Movie, conversamos com o diretor sobre a ideia do filme, elenco, bastidores, Árido Movie e cinema em tempos de pandemia.

Aperte o play e confira:

Foto: Barbara Cunha.

Comentários