Dirigido por Ana Johann, em seu primeiro longa-metragem de ficção como diretora, A Mesma Parte de um Homem já está em cartaz nos cinemas pela Olhar Distribuição e com produção da Grafo Audiovisual.
Na trama, Renata, interpretada por Clarissa Kiste, vencedora do prêmio de melhor atriz na 25ª edição do Inffinito Film Festival, é uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida.
A história e as personagens têm muito da experiência pessoal da diretora Ana Johann, que viveu até os 14 anos em uma vila rural no interior do Paraná. Um dos fios condutores da história é a busca da protagonista pela liberdade de decidir sua própria vida. Com esse olhar, a presença feminina se consolida tanto na narrativa como na formação da equipe de produção, por isso a maior parte das profissionais da equipe são mulheres.
Exibido na Mostra Aurora da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que rendeu o Prêmio Helena Ignez de Destaque Feminino para a diretora, o filme também passou pela terceira edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, 28º Festival de Cinema de Vitória, Rome Independent Film Festival e foi indicado na categoria de melhor montagem, por Aristeu Araújo, no Prêmio ABC 2021.
O elenco conta também com Irandhir Santos, Laís Cristina, Otávio Linhares e Zeca Cenovicz. O roteiro é assinado por Ana Johann e Alana Rodrigues; Hellen Braga assina a direção de fotografia e Fabiola Bonofiglio foi a responsável pela direção de arte; o figurino é de Isabella Fonseca.
Para falar mais sobre A Mesma Parte de um Homem, conversamos com a protagonista Clarissa Kiste sobre a construção da personagem, ensaios, bastidores das filmagens, equipe feminina, entrosamento do elenco, entre outros assuntos.
Aperte o play e confira:
Foto: Isabella Lanave.