CINEVITOR #470: Entrevistas com Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha | Motel Destino | 52º Festival de Gramado

por: Cinevitor
Nataly Rocha, Fabio Assunção e Iago Xavier em Gramado: filme de abertura

Depois de disputar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o thriller erótico Motel Destino, novo longa-metragem do cineasta cearense Karim Aïnouz, abriu a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado e chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 22/08, distribuído pela Pandora Filmes.

Motel Destino carrega o nome de um local numa beira de estrada do litoral cearense, palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada de um jovem transforma em definitivo o cotidiano do motel. O rapaz em fuga, totalmente vulnerável, cruza seu caminho com o de uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo.

Elemento recorrente na filmografia de Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo de Motel Destino. As cores fortes e vibrantes do litoral nordestino dão a tônica visual-narrativa da nova obra, o primeiro projeto do diretor rodado inteiramente no Ceará desde O Céu de Suely (2006). O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revoltas são, não raramente, a saída possível.

Estrelado por Iago Xavier, Fabio Assunção e Nataly Rocha, a coprodução entre Brasil, França e Alemanha tem roteiro assinado por Karim Aïnouz, Mauricio Zacharias e Wislan Esmeraldo. O elenco conta também com Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão, Jupyra Carvalho, David Santos e Bruna Beserra.

Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seus trabalhos em A Vida Invisível e Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre, captura com sutileza as nuances visuais do filme. A montadora Nelly Quettier, reconhecida por Beau Travail e Lazzaro Felice, imprime uma precisão rítmica à narrativa. O diretor de arte Marcos Pedroso, de Madame Satã e Praia do Futuro, agrega uma rica expressão artística à obra. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane).

Para falar mais sobre o filme, conversamos com os atores Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha depois da exibição do longa no Palácio dos Festivais do Festival de Gramado. No bate-papo, falaram sobre entrosamento com elenco e equipe, reação do público em Cannes e Gramado, preparação, filmagens, entre outros assuntos.

Aperte o play e confira:

Foto: Ticiane da Silva/Agência Pressphoto.

Comentários