Foram anunciados neste domingo, 19/11, os vencedores da 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que nasceu da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano. O festival promoveu uma extensa e diversificada programação, totalmente gratuita, às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo, em Alagoas.
Na cerimônia de encerramento, que aconteceu no Cine Penedo, cinema histórico da cidade que foi reinaugurado depois de 40 anos, foram entregues os troféus Canoa de Tolda para os vencedores das três mostras competitivas: 16º Festival do Cinema Brasileiro, 13º Festival de Cinema Universitário e 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental.
Com uma programação intensa ao longo de sete dias, com curtas e longas na seleção, o júri deste ano foi formado por: Camila Morgado, Lucia Caus e Marcos Santuario na mostra Festival do Cinema Brasileiro; Cláudio Costa Val, Gabriela Gastal e Marlom Meirelles na mostra Festival de Cinema Universitário de Alagoas; e Alexandre Taquary, Guilherme Demetrio e Taciana Kramer na mostra Festival Velho Chico de Cinema Ambiental.
A atriz e jurada Camila Morgado comentou sobre o peso de escolher os ganhadores: “Nós, do júri, tivemos um papel muito difícil, pois todos os filmes selecionados já são vencedores. Todo o material estava muito lindo. Esse festival é muito importante por incentivar a cultura e esse encontro para dialogar sobre cinema em todas suas dimensões”.
Conheça os vencedores do 13º Circuito Penedo de Cinema:
FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO
Melhor Filme | Júri Popular: Ave Maria, de Pê Moreira (RJ)
Melhor Filme | Júri Oficial: Ramal, de Higor Gomes (MG)
Menção Honrosa: Romão, de Clementino Junior (RJ) e Benedita Silveira por sua atuação estreante em A Velhice Ilumina o Vento, de Juliana Segóvia (MT)
FESTIVAL DE CINEMA UNIVERSITÁRIO
Melhor Filme | Júri Popular: Caronte, de Pedro Gargioni (SC)
Melhor Filme | Júri Oficial: Cida Tem Duas Sílabas, de Giovanna Castellari (SP)
Menção Honrosa: Por Trás dos Prédios, de João Mendonça (AL) e Baseado em Fatos, de Amanda Rezer (RS)
MOSTRA VELHO CHICO DE CINEMA AMBIENTAL
Melhor Filme | Júri Popular: Águas que Me Tocam, de Juraci Júnior (RO)
Melhor Filme | Júri Oficial: Ava Kuña, Aty Kuña; Mulher Indígena, Mulher Política, de Fabiane Medina, Julia Zulian e Guilherme Sai (SP/MS)
Menção Honrosa: Águas que Me Tocam, de Juraci Júnior (RO), Do Quilombo pra Favela: Alimento para Resistência Negra, de Manoela Meyer e Roberto Almeida (SP) e The Speech of Txai Surui, de Alunos da Oficina de Multimídia da Escola Parque (RJ)
*O CINEVITOR está em Penedo e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Vitor Búrigo.