A Academia de Artes e Técnicas do Cinema, Académie des Arts et Techniques du Cinéma, anunciou nesta quarta-feira, 29/01, os indicados ao prêmio César 2025, conhecido como o Oscar francês.
Neste ano, O Conde de Monte Cristo, de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, lidera a lista com quatorze indicações, entre elas, melhor filme e melhor ator para Pierre Niney. O drama L’Amour ouf, de Gilles Lellouche, aparece na sequência com 13 indicações; o musical Emilia Pérez, de Jacques Audiard, também se destaca com 12 indicações.
Os vencedores da 50ª edição serão anunciados no dia 28 de fevereiro, no Olympia, em Paris, em cerimônia comandada pela consagrada atriz francesa Catherine Deneuve, com participações de Jean-Pascal Zadi, Emmanuelle Béart, Ludivine Sagnier e Justine Triet. Neste ano, foram 111 indicações e 626 filmes estavam elegíveis; a Académie des Arts et Techniques du Cinéma conta com 4.951 membros.
Conheça os indicados ao César 2025:
MELHOR FILME
Emilia Pérez
En fanfare
L’histoire de Souleymane
Misericórdia
O Conde de Monte Cristo
MELHOR DIREÇÃO
Alain Guiraudie, por Misericórdia
Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, por O Conde de Monte Cristo
Boris Lojkine, por L’histoire de Souleymane
Gilles Lellouche, por L’Amour ouf
Jacques Audiard, por Emilia Pérez
MELHOR ATRIZ
Adèle Exarchopoulos, por L’Amour ouf
Hafsia Herzi, por Borgo
Hélène Vincent, por Quand vient l’automne
Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez
Zoe Saldaña, por Emilia Pérez
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Anaïs Demoustier, por O Conde de Monte Cristo
Catherine Frot, por Misericórdia
Élodie Bouchez, por L’Amour ouf
Nina Meurisse, por L’histoire de Souleymane
Sarah Suco, por En fanfare
MELHOR ATOR
Benjamin Lavernhe, por En fanfare
François Civil, por L’Amour ouf
Karim Leklou, por Le Roman de Jim
Pierre Niney, por O Conde de Monte Cristo
Tahar Rahim, por Monsieur Aznavour
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Alain Chabat, por L’Amour ouf
Bastien Bouillon, por O Conde de Monte Cristo
David Ayala, por Misericórdia
Jacques Develay, por Misericórdia
Laurent Lafitte, por O Conde de Monte Cristo
REVELAÇÃO FEMININA
Maïwène Barthelemy, por Vingt dieux
Mallory Wanecque, por L’Amour ouf
Malou Khebizi, por Diamant Brut
Megan Northam, por Rabia
Souheila Yacoub, por Planète B
REVELAÇÃO MASCULINA
Abou Sangare, por L’histoire de Souleymane
Adam Bessa, por Les fantômes
Félix Kysil, por Misericórdia
Malik Frikah, por L’Amour ouf
Pierre Lottin, por En fanfare
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Borgo, escrito por Stéphane Demoustier
En fanfare, escrito por Emmanuel Courcol e Irène Muscari
L’histoire de Souleymane, escrito por Boris Lojkine e Delphine Agut
Misericórdia, escrito por Alain Guiraudie
Vingt dieux, escrito por Louise Courvoisier e Théo Abadie
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Emilia Pérez, escrito por Jacques Audiard
La Plus Précieuse Des Marchandises, escrito por Michel Hazanavicius e Jean-Claude Grumberg
O Conde de Monte Cristo, escrito por Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Bye Bye Tibériade, de Lina Soualem
Dahomey, de Mati Diop
Ernest Cole: Lost and Found, de Raoul Peck
La Belle de Gaza, de Yolande Zauberman
La ferme des Bertrand, de Gilles Perret
Madame Hofmann, de Sébastien Lifshitz
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Semente do Fruto Sagrado, de Mohammad Rasoulof (Alemanha)
A Substância, de Coralie Fargeat (Reino Unido/França)
Anora, de Sean Baker (EUA)
O Aprendiz, de Ali Abbasi (Canadá/Dinamarca/Irlanda/EUA)
Zona de Interesse, de Jonathan Glazer (Reino Unido/Polônia/EUA)
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Flow, de Gint Zilbalodis
La Plus Précieuse Des Marchandises, de Michel Hazanavicius
Sauvages, de Claude Barras
MELHOR FILME DE ESTREIA
Diamant Brut, de Agathe Riedinger
Le Royaume, de Julien Colonna
Les fantômes, de Jonathan Millet
Un p’tit truc en plus, de Artus
Vingt dieux, de Louise Courvoisier
MELHOR FOTOGRAFIA
Emilia Pérez, por Paul Guilhaume
L’Amour ouf, por Laurent Tangy
L’histoire de Souleymane, por Tristan Galand
Misericórdia, por Claire Mathon
O Conde de Monte Cristo, por Nicolas Bolduc
MELHOR MONTAGEM
Emilia Pérez, por Juliette Welfling
En fanfare, por Guerric Catala
L’Amour ouf, por Simon Jacquet
L’histoire de Souleymane, por Xavier Sirven
O Conde de Monte Cristo, por Célia Lafitedupont
MELHOR FIGURINO
Emilia Pérez, por Virginie Montel
L’Amour ouf, por Isabelle Pannetier
Monsieur Aznavour, por Isabelle Mathieu
O Conde de Monte Cristo, por Thierry Delettre
Sarah Bernhardt, La Divine, por Anaïs Romand
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Emilia Pérez, por Emmanuelle Duplay
L’Amour ouf, por Jean-Philippe Moreau
Monsieur Aznavour, por Stéphane Rozenbaum
O Conde de Monte Cristo, por Stéphane Taillasson
Sarah Bernhardt, La Divine, por Olivier Radot
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Emilia Pérez, por Camille e Clément Ducol
L’Amour ouf, por Jon Brion
La Plus Précieuse Des Marchandises, por Alexandre Desplat
O Conde de Monte Cristo, por Jérôme Rebotier
Vingt dieux, por Linda Courvoisier e Charlie Courvoisier
MELHOR SOM
Emilia Pérez, por Erwan Kerzanet, Aymeric Devoldère, Cyril Holtz e Niels Barletta
En fanfare, por Pascal Armant, Sandy Notarianni e Niels Barletta
L’Amour ouf, por Cédric Deloche, Gwennolé Le Borgne, Jon Goc e Marc Doisne
L’histoire de Souleymane, por Marc-Olivier Brullé, Pierre Bariaud, Charlotte Butrak e Samuel Aïchoun
O Conde de Monte Cristo, por David Rit, Gwennolé Le Borgne, Olivier Touche, Laure-Anne Darras, Marion Papinot, Marc Doisne e Samuel Delorme
MELHORES EFEITOS VISUAIS
A Besta, por Cédric Fayolle, Hugues Namur e Émilien Lazaron
Emilia Pérez, por Cédric Fayolle
Monsieur Aznavour, por Stéphane Dittoo
O Conde de Monte Cristo, por Olivier Cauwet
MELHOR CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Boucan, de Salomé Da Souza
Ce qui appartient à César, de Violette Gitton
L’homme qui ne se taisait pas, de Nebojša Slijepčević
Queen Size, de Avril Besson
MELHOR CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
Beurk!, de Loïc Espuche
Gigi, de Cynthia Calvi
Papillon, de Florence Miailhe
MELHOR CURTA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Les Fiancées du sud, de Elena López Riera
Petit Spartacus, de Sara Ganem
Un coeur perdu et autres rêves de Beyrouth, de Maya Abdul-Malak
Foto: jrôme Prbois.