A 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontecerá entre os dias 16 e 26 de fevereiro, terá a atriz, roteirista e diretora norte-americana Kristen Stewart como presidente do Júri Internacional deste ano.
Nesta quarta-feira, 01/02, foram anunciados os nomes dos integrantes que completam o Júri Oficial. Juntos, terão a missão de escolher os grandes vencedores do Urso de Prata e do Urso de Ouro, considerados os prêmios mais importantes do evento.
O time multitalentoso será formado por: Golshifteh Farahani, atriz iraniana, que passou pela primeira vez na Berlinale, em 2009, com Procurando Elly, de Asghar Farhadi; Valeska Grisebach, cineasta alemã, que disputou o Urso de Ouro, em 2006, com Sehnsucht; Radu Jude, diretor romeno, vencedor do Urso de Ouro com Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental e do Urso de Prata de melhor direção por Aferim!; Francine Maisler, diretora de elenco de grandes sucessos, como a série Succession e os filmes Milk: A Voz da Igualdade, A Pé Ele Não Vai Longe, Cavaleiro de Copas, História de um Casamento, entre outros; Carla Simón, cineasta catalã, vencedora do Urso de Ouro do ano passado por Alcarràs e premiada por Verão 1993 em 2017; e Johnnie To, cineasta e produtor chinês, conhecido por filmes como O Pardal, Exilados e Life Without Principle.
Neste ano, 19 filmes, de 19 países, foram selecionados para a Competição; seis foram dirigidos por mulheres. Da lista, 15 títulos são estreias mundiais e onze cineastas já passaram pela Berlinale, sendo oito na Competição. Além disso, três filmes de estreia completam a programação.
Foto: Divulgação/Getty Images Europe.