Conheça os vencedores da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso

por: Cinevitor
Rafael Rogante, um dos diretores do curta Ela Mora Logo Ali: premiado

Foram anunciados na noite desta terça-feira, 08/11, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, os vencedores da 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que aconteceu na Praia do Maceió.

Ao todo foram cinco dias de exibições, além da realização de seminários, debates e palestras, registrando um público total de mais de sete mil pessoas. O anúncio das premiações foi realizado pelos diretores da Mostra, Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, para uma plateia formada por atores, cineastas, diretores, jornalistas, estudantes, turistas, convidados e comunidade. Os vencedores recebem o Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo

O filme cearense A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes, apresentado na Mostra Competitiva, foi escolhido como o melhor longa-metragem pelo júri popular e também recebeu o Troféu da Imprensa, formado por jornalistas e críticos que cobrem o evento. O curta-metragem Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, recebeu o prêmio do público.

Eugenio Puppo, diretor e curador da Mostra, disse: “Estamos muito felizes por ter conseguido realizar esta nona edição com as presenças de tantas pessoas, como realizadores, atores, diretores, jornalistas, críticos, público em geral, sendo muitos de vários estados brasileiros e que elogiaram a programação. Nossa Mostra é uma das últimas que acontece no final do ano e temos esse olhar para com a produção independente, não só para os filmes inscritos, mas os que são exibidos em outros festivais e principais produtoras; de modo que essa é uma curadoria sempre mais complexa de se fazer por conta disso, por conta desse olhar para toda a produção do cinema independente brasileiro do ano”.

A noite também foi marcada pela exibição de Mato Seco em Chamas, filme de encerramento que teve estreia no Festival de Berlim. O longa, dirigido por Adirley Queirós e Joana Pimenta, também passou pelo Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Conheça os vencedores da Mostra de Cinema de Gostoso 2022:

MELHOR LONGA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes (CE)

MELHOR CURTA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante (RO)

MENÇÃO HONROSA
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho (AC)

TROFÉU DA IMPRENSA | LONGA-METRAGEM
A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes (CE)

TROFÉU DA IMPRENSA | CURTA-METRAGEM
Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo, de Guilherme Xavier Ribeiro (SP)

*O CINEVITOR está em São Miguel do Gostoso e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Rogério Vital.

Comentários