Foram anunciados nesta quinta-feira, 23/02, os vencedores da 14ª edição do Dorian Awards, prêmio organizado pela GALECA (Gay and Lesbian Entertainment Critics Association), Associação Gay e Lésbica de Críticos de Entretenimento; o nome é em homenagem ao escritor Oscar Wilde em referência ao seu romance O Retrato de Dorian Gray.
Neste ano, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que liderava a lista de indicações, foi consagrado com sete prêmios, entre eles, o de melhor filme e melhor atriz para Michelle Yeoh; o documentário All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras, também se destacou.
Com mais de 400 jornalistas e críticos de veículos importantes dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, muitos integrantes da Associação, fundada em 2009, se identificam como membros da comunidade LGBTQ, seja lésbica, gay, bissexual, transgênero ou queer; porém, diversos jornalistas simpatizantes também fazem parte.
Nesta 14ª edição, a cantora e atriz Janelle Monáe, declarada uma pessoa não binária e que recentemente atuou em Glass Onion: Um Mistério Knives Out, foi homenageada com o GALECA LGBTQIA+ Film Trailblazer Award; o comediante Jerrod Carmichael venceu o mesmo prêmio por seu trabalho na TV. O vencedor do Timeless Award será anunciado em breve.
Nas categorias televisivas, Yellowjackets, Abbott Elementary, Heartstopper, The White Lotus, Round 6, The Other Two, RuPaul’s Drag Race e Euphoria se destacaram. Beyoncé foi premiada na categoria de melhor performance musical por sua apresentação no Oscar do ano passado com a música Be Alive, do filme King Richard: Criando Campeãs.
Em uma votação especial, os membros da GALECA foram convocados a nomear um lançamento de 2022, com a temática LGBTQ, que eles achavam que merecia mais atenção; filmes exibidos em plataformas de streaming, como Fire Island: Orgulho & Sedução e Justiceiras não foram considerados, mas serão elegíveis para a próxima edição. A lista final com os 10 melhores filmes LGBTQ que merecem mais destaque traz os seguintes títulos: Benediction, Close, Firebird, Girl Picture, Great Freedom, Os Amores Dela, Peter von Kant, Please Baby Please, Spoiler Alert: The Hero Dies e We’re All Going to the World’s Fair.
Em comunicado oficial, John Griffiths, diretor executivo da GALECA, disse: “Atravessando uma pandemia, além de ataques assustadores não apenas à democracia americana, mas também aos cidadãos de cor e a qualquer pessoa que não seja heterossexual, todos nós tivemos que lidar com muitas coisas ultimamente. Mas o quão bom é o retorno dos filmes, desde grandes e emocionantes sucessos de bilheteria até histórias pessoais e peculiares que atingem todos os tipos de fãs de cinema? Não importa o que esteja acontecendo na mente de um certo governador da Flórida e sua laia, os melhores filmes e a TV também continuarão a refletir o que está acontecendo no mundo real; e paralelos também. Olhando para os nossos indicados e vencedores, você pode deixar escapar um bom e profundo suspiro”.
Conheça os vencedores do Dorian Awards 2022/2023 nas categorias de cinema:
FILME DO ANO
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
FILME LGBTQ DO ANO
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR DIREÇÃO
Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
ROTEIRO DO ANO | ORIGINAL OU ADAPTADO
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, escrito por Daniel Kwan e Daniel Scheinert
INTERPRETAÇÃO DO ANO
Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
INTERPRETAÇÃO COADJUVANTE DO ANO
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
FILME ESTRANGEIRO DO ANO
RRR: Revolta, Rebelião, Revolução, de S.S. Rajamouli (Índia)
DOCUMENTÁRIO DO ANO
All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras
DOCUMENTÁRIO LGBTQ DO ANO
All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras
FILME DE ANIMAÇÃO DO ANO
Marcel The Shell with Shoes On
TRILHA SONORA DO ANO
Tár, por Hildur Guðnadóttir
FILME VISUALMENTE IMPRESSIONANTE DO ANO
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
FILME NÃO CELEBRADO/DESCONHECIDO DO ANO
Aftersun
FILME CAMPY DO ANO
Pearl
REVELAÇÃO DO ANO
Stephanie Hsu
WILDE ARTIST AWARD
*honra uma força verdadeiramente inovadora no cinema, teatro ou TV
Michelle Yeoh
TIMELESS STAR (o vencedor será anunciado posteriormente)
*homenagem a um ator ou atriz cuja carreira exemplar é marcada pelo caráter, sabedoria e sagacidade
Anthony Hopkins
Bill Nighy
Nathan Lane
RuPaul Andre Charles
Tom Hanks
Foto: Divulgação.