Cena do curta O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli.
Foram anunciados nesta quarta-feira, 24/03, em uma cerimônia virtual, os vencedores do Festival Curta Cinema 30 Anos, uma edição especial e comemorativa do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, que aconteceu em formato on-line e gratuito.
O Curta Cinema começou em março de 1991 com o sonho de estabelecer um espaço de contato e de trocas entre os apaixonados por cinema e a exibição de curtas-metragens, que estavam ganhando cada vez mais espaço no meio cinematográfico. O projeto nasceu da luta para restabelecer o apoio à cultura, que tinha se pedido na época.
Além dos filmes, a programação desta edição foi composta por quatro mostras e um programa educativo direcionado a alunos da rede de ensino médio e fundamental, já tradicional ao longo da história do Curta Cinema; o evento contou também com diversas atividades paralelas.
Um dos destaques desta edição comemorativa foi a 24ª edição do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do Festival Curta Cinema, que contou com a consultoria de Carlos Eduardo Valinoti, Cíntia Dormit Bittar, Clara Linhart, Clementino Jr., Fernando Segtowick e Mariana Jacob. Os vencedores foram premiados com serviços cinematográficos que contribuirão para a realização do curta-metragem; um projeto em nível nacional e outro que deverá ser filmado no estado do Rio de Janeiro. Os prêmios consistem em aportes, na forma de prestação de serviço e locação de materiais, oferecidos pelos apoiadores do festival: CiaRio (Prêmio Edina Fuji), Mistika, Afinal Filmes e Conecta.
Conheça os vencedores do Festival Curta Cinema – Edição Especial 30 Anos:
PRÊMIO DO PÚBLICO | PANORAMA CARIOCA
O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli
PRÊMIO DO PÚBLICO | PANORAMA LATINO-AMERICANO
El tamaño de las cosas, de Carlos Felipe Montoya (Colômbia)
24º LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM
PRÊMIO MELHOR PROJETO NACIONAL
Boiuna, de Adriana de Faria (PA)
PRÊMIO MELHOR PROJETO FLUMINENSE
Babá, de Yuri Costa (Nilópolis)
MENÇÃO HONROSA
Abdução, de Adriana Gaeta Braga (SP)
Antes de Falar de Amor, de Sarah Tavares Barbosa (MG)
Foto: Divulgação.