O Curta Caicó, festival de audiovisual da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, já está com inscrições abertas para sua sexta edição. Entre os dias 3 e 31 de março, cineastas e produtores de todo o país poderão inscrever seus curtas-metragens.
Os números do Curta Caicó são significativos: em apenas cinco edições, o festival já recebeu mais de 3.200 inscrições de filmes de todas as regiões do país, além da realização de oficinas de cinema e promoção de debates e fomento ao turismo cultural. Os realizadores interessados em participar do festival podem inscrever seus filmes através de um formulário disponível no site (clique aqui). As inscrições são gratuitas e serão aceitas obras de até 20 minutos com data de finalização a partir de janeiro de 2021.
O festival conta com várias mostras abordando diversos tipos de gêneros e estilos cinematográficos. Uma das novidades desta edição é uma mostra voltada para questões ambientais, como forma de promover a conscientização ambiental. Inclusive, para cada filme selecionado pela curadoria, o festival irá plantar uma muda de planta nativa em Caicó.
Para os realizadores potiguares, há três mostras disponíveis: Potiguar, para filmes de qualquer região do Rio Grande do Norte; Seridó, só para realizadores da região; e Foco RN, voltada para reportagens e produções para web que abordam a cultura e o turismo do Rio Grande do Norte.
O cinema potiguar vive um momento de verdadeira efervescência. Além do reconhecimento internacional de curtas como Sideral, de Carlos Segundo, a produção audiovisual vem crescendo em várias regiões do estado. A interiorização do audiovisual hoje já é realidade e a região do Seridó vem despontando tanto na produção de filmes como na realização de festivais.
O Curta Caicó surgiu em 2018 embalado pela memória afetiva de filmes como Boi de Prata, de Augusto Ribeiro Jr., produzido na cidade no final da década de 1970, e vem movimentando o cenário e fomentando o Seridó como um polo de produção audiovisual.
Além dos filmes, a formação em cinema será um dos focos do festival. Ao todo, serão realizadas seis oficinas em escolas públicas. E, dessa vez, além de Caicó, as oficinas serão em: São José do Seridó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas e São João do Sabugi. As atividades terão como resultado final a produção de curtas-metragens que serão exibidos na programação do festival.
Outro destaque desse ano é a realização da 2ª edição do LAB RN – Laboratório para Jovens Roteiristas do Rio Grande do Norte, que também já está com inscrições abertas (clique aqui). Realizadores seridoenses poderão inscrever roteiros focados em mestres e mestras da cultura popular; os oito selecionados passarão por uma imersão e serão capacitados por profissionais do cinema.
Os roteiros serão trabalhados, filmados e o resultado final será exibido nas comunidades dos homenageados nos filmes, o que é uma oportunidade ímpar de fomentar a produção audiovisual no Seridó e homenagear mestres e mestras que vem contribuindo para o fortalecimento da cultura popular na região.
Foto: Anny Isabely.