Fomentar a formação audiovisual é um dos objetivos do Curta Caicó, que, ao longo de sua história, vem promovendo oficinas de cinema e estimulando a produção cinematográfica na região do Seridó potiguar.
O resultado já é visível no aumento gradativo do número de realizadores inscritos no Curta Caicó e nos municípios alcançados. Nesta edição, o festival recebeu filmes de nove municípios; o que ressalta a importância desse fomento. Além de Caicó, a edição 2023 recebeu filmes de Acari, Jardim do Seridó, Currais Novos, Cerro Corá, Lagoa Nova, Florânia, Jucurutu e Ipueira.
Com aporte financeiro do Edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, o festival conseguiu ampliar o seu raio de alcance e, com isso, levará oficinas para seis municípios da região. A formação será realizada com facilitadores experientes no cenário audiovisual oriundos dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Os municípios beneficiados com as oficinas serão: Caicó, São José do Seridó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas e São João do Sabugi. A partir de uma articulação com o Urbanocine, que também teve seu projeto aprovado no Edital Transformando Energia em Cultura, uma sétima oficina será realizada em Caicó, totalizando 140 jovens de escolas públicas recebendo formação em cinema. O produto final será a realização de um curta-metragem por oficina; todos serão exibidos na programação do 6º Curta Caicó.
O circuito de oficinas de cinema foi lançado nesta terça-feira, 11/04, no Cineland, sala de cinema de Caicó, com a presença de representantes da 9ª e 10ª DIREC e das escolas contempladas no projeto. A programação apresentou o resultado dos filmes realizados na edição 2022 em oficinas ministradas pelo cineasta pernambucano Marlom Meirelles, do projeto Documentando. As obras exibidas foram: Balance Eu, Caramujo, Circo Los Campellos e Retalhos de Vida.
Documentário realizado na edição passada sobre o Padre Gleiber, o padre da rede
O evento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A realização das oficinas de cinema, em escolas da rede pública de ensino, promove educação de qualidade e redução de desigualdades, promovendo oportunidades de aprendizagem para jovens da região semiárida do RN.
Além disso, vale destacar que as inscrições para a sexta edição do Curta Caicó foram encerradas na sexta-feira, 31/03, obtendo o novo recorde de inscritos do festival. Com mais de 1.087 curtas-metragens de todas as regiões do país, o festival se consolida como importante vitrine do audiovisual na região semiárida do Rio Grande do Norte.
Ao longo de sua história, mais de 4.200 realizadores já submeteram suas produções no festival. As obras inscritas serão avaliadas por uma curadoria especializada. O resultado será anunciado no decorrer do mês de agosto com o festival previsto para o final do mês de setembro.
O diretor do Curta Caicó, Raildon Lucena, comemorou o resultado das inscrições ressaltando que o festival vem movimentando o cenário audiovisual no Rio Grande do Norte e contando com grande interesse por parte de realizadores de todas as regiões do país: “Estamos muito animados com o novo cenário onde a cultura voltou a ser protagonista e o audiovisual só tende a crescer nos próximos anos. A produção nacional de curtas-metragens é gigante e é uma grande alegria para nós, que fazemos o festival, receber esse panorama do que se produz hoje no Brasil”, destacou.
Fotos: Anny Isabely e Marlom Meirelles.