Depois da Tempestade

por: Cinevitor

depoistempestadeUmi yori mo mada fukaku

Diretor: Hirokazu Koreeda

Elenco: Hiroshi Abe, Yôko Maki, Taiyô Yoshizawa, Kirin Kiki, Lily Franky, Isao Hashizume, Shôno Hayama, Sôsuke Ikematsu, Satomi Kobayashi.

Ano: 2016

Sinopse: Ryoda, um escritor em decadência que desperdiça o pouco dinheiro que ganha como detetive particular em jogos de azar, mal consegue pagar a pensão alimentícia de seu filho. Sua mãe, sua linda ex-mulher e seu jovem filho estão seguindo seus caminhos, enquanto Ryota luta para retomar o controle de sua vida e reconquistar o amor e respeito de sua família. Até que uma noite de verão tempestuosa oferece a oportunidade que ele precisava para reatar esses laços.

Crítica do CINEVITOR: Koreeda é um cineasta acostumado a tratar de assuntos familiares em seus filmes. Assim foi com Ninguém Pode Saber, Pais e Filhos e Nossa Irmã Mais Nova. Agora, o diretor japonês retrata a luta de um pai para reconquistar a confiança de sua família em Depois da Tempestade, filme exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes. Delicado, o drama vai cativando o espectador aos poucos, sem pressa e sem forçar qualquer emoção. O roteiro flui com leveza, mesmo apresentando situações complicadas vividas por seus personagens, como por exemplo, quando Shinoda, vivido por Hiroshi Abe, tenta juntar dinheiro para pagar a pensão do filho e reconquistar seu afeto. Os laços familiares vão se entrelaçando à medida que o diretor conduz a história, destacando a relação entre pai e filho. Aqui, drama e comédia andam juntos, principalmente nas cenas protagonizadas pela excelente Kirin Kiki, que vive a mãe do personagem principal. Seus encontros com o filho trazem humor ao filme e soam verdadeiros devido ao ótimo entrosamento entre eles. Em Depois da Tempestade, Koreeda mostra a vida como ela é de maneira simples, porém genial. Sua experiência ao abordar conflitos familiares, com apego e realidade, resulta em um filme profundo, que leva o espectador a refletir sobre como encarar obstáculos para reconquistar um amor apagado. Com um tom de esperança, onde a pureza do ser humano vale mais do que qualquer atitude, Koreeda conta uma história cativante e repleta de sentimentos. O amor ainda é a melhor opção para um convívio harmonioso que leva ao caminho da felicidade. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4,5-estrelas

Comentários