É Tudo Verdade 2024 – 29º Festival Internacional de Documentários: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Cena do documentário Fernanda Young: Foge-me ao Controle, de Susanna Lira

Foram anunciados nesta quarta-feira, 20/03, em uma coletiva de imprensa realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, os filmes selecionados para a 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

O diretor-fundador do festival, Amir Labaki, apresentou o programa desta edição, que acontecerá entre os dias 3 e 14 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. A itinerância do festival voltará neste ano a Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Cultural Vale.

O É Tudo Verdade 2024 exibirá 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. A sessão de abertura para convidados do festival no Rio de Janeiro apresentará, no dia 3 de abril, a estreia mundial de Um Filme para Beatrice, de Helena Solberg, no Estação NET Botafogo. Inédito na América Latina, o documentário britânico O Competidor, de Clair Titley, será exibido na sessão de abertura para convidados em São Paulo, no dia 4 de abril, na Cinemateca Brasileira.

“Há muito que celebrar numa safra tão vigorosa de documentários como a que temos o privilégio de lançar no país nesta 29ª edição. É uma reafirmação do poder do cinema com rara intensidade”, comemora o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki.

Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo apresenta o Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem no Estação NET Botafogo e em duas salas do Estação NET Rio.

A programação do É Tudo Verdade 2024 abrange as mostras competitivas de longas e médias-metragens brasileiros e internacionais e de curtas-metragens brasileiros e internacionais; e as mostras não-competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectivas.

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas competições brasileiras e internacionais de longas e/ou médias e de curtas-metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar do ano que vem. Neste ano, a cerimônia de premiação acontecerá no sábado, 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades.

A programação inclui ainda uma série de atividades de formação: a 21ª Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira; o ciclo de palestras Da Ideia à Tela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP; o seminário A Escrita do Documentário, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP; e A Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade.

As Retrospectivas do É Tudo Verdade 2024 celebram o cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas (1924-2011), no ano do centenário de seu nascimento, e o diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez. Parte da comemoração oficial da efeméride Viva Farkas, o festival exibe os quatro documentários dirigidos (em um caso, codirigido) por Farkas e dois retratos dirigidos por Lauro Escorel e Walter Lima Jr. A obra de Farkas será tema também de um dos encontros da 21ª Conferência Internacional do Documentário.

A Conferência será aberta no dia 9 de abril por um masterclass de Mark Cousins, que no dia 11 participará de um debate no Rio de Janeiro. A Retrospectiva Cousins destaca oito documentários de sua prolífica carreira, incluindo seu mais recente filme, Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles, lançado no ano passado no Telluride Film Festival.

Dentro da mostra Clássicos É Tudo Verdade desta 29ª edição, o festival destaca ainda duas efemérides: o centenário de  nascimento do documentarista americano Robert Drew (1924-2014) e os 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal.

Vale destacar que entre os dias 15 e 30 de abril será possível assistir gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play aos nove títulos da Competição Brasileira de curtas-metragens e ao filme Paraíso, Juaréz da Retrospectiva Thomaz Farkas, 100.

Conheça os filmes selecionados para o É Tudo Verdade 2024:

COMPETIÇÃO BRASILEIRA | LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Diamantes, de Daniela Thomas, Sandra Corveloni e Beto Amaral
Fernanda Young: Foge-me ao Controle, de Susanna Lira
Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, de Bel Bechara e Sandro Serpa
Inutensílios, de Bruno Jorge
Lampião, Governador do Sertão, de Wolney Oliveira
Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
Verissimo, de Angelo Defanti

COMPETIÇÃO BRASILEIRA | CURTAS-METRAGENS

A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza
Aguyjevete Avaxi’i, de Kerexu Martim
As Placas são Invisíveis, de Gabrielle Ferreira
Até Onde o Mundo Alcança, de Daniel Frota de Abreu
Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa
Sem TÍtulo #9: Nem Todas as Flores da Falta, de Carlos Adriano
Serão, de Caio Bernardo
Sertão, América, de Marcela Ilha Bordin
Utopia Muda, de Julio Matos

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Celluloid Underground, de Ehsan Khoshbakht (Irã/Reino Unido)
Cento e Quatro (Einhundertvier), de Jonathan Schörnig (Alemanha)
Copa de 71 (Copa 71), de Rachel Ramsay e James Erskine (Reino Unido)
Corpo (Body/Telo), de Petra Seliškar (Eslovênia/Macedônia do Norte/Croácia)
Diários da Caixa Preta (Black Box Diaries), de Shiori Ito (Japão/EUA/Reino Unido)
E Assim Começa (And so it Begins), de Ramona S. Diaz (EUA/Filipinas)
Mamãe Suriname: Mama Sranan (Moeder Suriname: Mama Sranan), de Tessa Leuwsha (Holanda)
Mixtape La Pampa, de Andrés di Tella (Argentina/Chile)
O Mundo é Família (Vasudhaiva Kutumbakam), de Anand Patwardhan (Índia)
O Relatório da Revolta de 1967 (The Riot Report), de Michelle Ferrari (EUA)
Uma Estória Americana (Une Chronique Américaine), de Jean-Claude Taki e Alexandre Gouzou (França/Itália)
Zinzindurrunkarratz, de Oskar Alegria (Espanha)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | CURTAS-METRAGENS

Anseio de Luz (Anhel de Llum), de Alba Cros Pellisé (Espanha)
Avalanche (Avalancha), de Daniel Cortés (Colômbia)
Azul (Blue), de Violena Ampudia (Cuba/Bélgica)
Como Agradar (How to Please), de Elina Talvensaari (Finlândia)
Entre a Graça e a Violência (Zarafet ve Şiddet Arasında), de Şirin Bahar Demirel (Turquia/Holanda)
Getty Abortions, de Franzis Kabisch (Áustria)
Minha Irmã (Sister of Mine/Moja Siostra), de Mariusz Rusiński (Polônia)
Parentesco Indesejado (Ungewollte Verwandtschaft), de Pavel Mozhar (Alemanha)
Só a Lua Entenderá (Solo la Luna Comprenderá), de Kim Torres (Costa Rica/EUA)

PROGRAMAS ESPECIAIS

32 Sons (32 Sounds), de Sam Green (EUA)
A Senhora das Flechas (The Lady With the Arrows), de Heidi Specogna (Alemanha/Suíça)
Antonio Candido: Anotações Finais, de Eduardo Escorel (Brasil)
As Cores e Amores de Lore, de Jorge Bodanzky (Brasil)

O ESTADO DAS COISAS

À Beira da Guerra: Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil em Kyiv (Au Bord de la Guerre, Ariane Mnouchkine et le Théâtre du Soleil à Kyiv), de Duccio Bellugi-Vannuccini e Thomas Briat (França)
Adeus Tiberíades (Bye Bye Tibériade), de Lina Soualem (França/Palestina/Bélgica/Qatar)
Anna Mariani: Anotações Fotográficas, de Alberto Renault (Brasil)
Borderland | A Fronteira Interior (Borderland | The Line Within), de Pamela Yates (EUA)
Brizola, de Marco Abujamra (Brasil)
Neve Negra (Black Snow), de Alina Simone (EUA/Dinamarca)
Retomada, de Ricardo Martensen (Brasil)

FOCO LATINO-AMERICANO

A Neve Entre os Dois (La Nieve Entre Los Dos), de Pablo Martínez Pessi (Uruguai/Suécia/Chile)
Igualada, de Juan Mejía Botero (Colômbia/EUA/México)
Órbita (Orbit), de Clea Eppelin Ugarte (Costa Rica/Chile/EUA)
Os Médicos de Nietzsche (Los Médicos de Nietzsche), de Jorge Leandro Colas (Argentina/França)

CLÁSSICOS É TUDO VERDADE

Fellini, Confidências Revisitadas (Fellini, Confidences Retrouvées), de Jean-Christophe Rosé (França)
Nurith Aviv: Mulher Com Uma Câmera (Nurith Aviv: Isha Im Matzlema), de Zohar Behrendt (Israel)
O Cinema Por Dentro (The Cinema Within), de Chad Freidrichs (EUA)
Say God Bye, de Thomas Imbach (Suíça)

HOMENAGEM | ROBERT DREW, 100

Faces de Novembro (Faces of November), de Robert Drew (1964) (EUA)
Primárias (Primary), de Robert Drew (1960) (EUA)

HOMENAGEM | 50 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

As Armas e o Povo, de Filme Coletivo (1975) (Portugal)
Outro País, de Sérgio Tréfaut (2000) (Portugal)

RETROSPECTIVAS | THOMAZ FARKAS, 100

Hermeto, Campeão (Hermeto, The Champ), de Thomaz Farkas (1981) (Brasil)
Improvável Encontro, de Lauro Escorel (2016) (Brasil)
Paraíso, Juarez, de Thomaz Farkas (1971) (Brasil)
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, de Ricardo Dias (2006) (Brasil)
Thomaz Farkas, Brasileiro, de Walter Lima Jr. (2004) (Brasil)
Todomundo (Everybody), de Thomaz Farkas (1980) (Brasil)

RETROSPECTIVAS | MARK COUSINS

A História do Olhar (The Story of Looking), de Mark Cousins (2021) (Reino Unido)
Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles (Cinema Has Been my True Love: The Work And Life of Lynda Myles), de Mark Cousins (2023) (Reino Unido)
Eu Sou Belfast (I Am Belfast), de Mark Cousins (2015) (Reino Unido)
Marcha Sobre Roma (Marcia su Roma), de Mark Cousins (2022) (Itália)
Meu Nome é Alfred Hitchcock (My Name Is Alfred Hitchcock), de Mark Cousins (2022) (Reino Unido)
Os Olhos de Orson Welles (The Eyes of Orson Welles), de Mark Cousins (2018) (Reino Unido)
Uma História de Crianças e Cinema (A Story of Children and Film), de Mark Cousins (2013) (Reino Unido)
Women Make Film: Episódio I, de Mark Cousins (2018) (Reino Unido)

SESSÕES DE ABERTURA
O Competidor (The Contestant), de Clair Titley (Reino Unido)
Um Filme para Beatrice, de Helena Solberg (Brasil)

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Luiz Melodia: No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan (Brasil)

Foto: Gigi Kassis.

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