Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro exibirá filmes paraibanos em Los Angeles e San Diego

por: Cinevitor
Cena da animação Era uma Noite de São João, de Bruna Velden

O cinema paraibano será celebrado em dois eventos programados para os dias 27 e 29 de agosto, respectivamente em Los Angeles e no campus da San Diego State University, na Califórnia. Tudo isso sob a chancela do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que esse ano chega à sua décima nona edição.

Convidado da instituição acadêmica estadunidense, o professor do Departamento de Mídias Digitais da UFPB, Universidade Federal da Paraíba, Lúcio Vilar, produtor e curador do mais antigo festival paraibano, estará presente neste intercâmbio para exibições especiais, debates e para oficializar uma política de cooperação entre as duas universidades. Ambas as ações têm o selo do Centro de Estudos Brasileiros Behner Stiefel, através da docente Kristal Bivona (Phd), da American Cinematheque, e do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles nos Estados Unidos.

A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego ocorrerá no tradicional cinema de rua Los Feliz 3, fundado em 1934, em que serão exibidos os seguintes filmes: a premiada animação paraibana Era uma Noite de São João, da estreante Bruna Velden, e o longa-metragem Desvio, do cineasta e professor universitário Arthur Lins, vencedor do Fest Aruanda 2019. Depois das sessões, será realizado um debate sobre essas produções que são expressão do que ficou conhecido como primavera do cinema paraibano, dada a quantidade de filmes produzidos e lançados entre 2018/2019, sobretudo de longas ficcionais.

Em San Diego, serão exibidos fragmentos do primeiro longa-metragem produzido por Walfredo Rodriguez na Paraíba, Carnaval Paraibano e Pernambucano, de 1923, localizado na Cinemateca Brasileira em 2015 e telecinado a partir de pesquisa e tese de doutorado defendida pelo professor Lúcio Vilar na ECA-USP, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Além desse evento, Vilar deverá fechar parceria para que filmes de realizadores de curtas-metragens do curso de cinema da San Diego State University participem de uma mostra especial no Fest Aruanda deste ano, agendado para o período de 5 a 11 de dezembro: “Será o momento de coroamento e materialização de um protocolo de intenções que foi assinado em 2022 entre a UFPB, via Fest Aruanda, e a San Diego State University, através de ponte feita por Kristal Bivona. Abrimos uma nova janela no intercâmbio audiovisual que contará, em dezembro, com filmes da instituição estadunidense no Fest Aruanda, redimensionando seu caráter internacional”, sintetizou o produtor do Fest Aruanda.

Kristal Bivona, da San Diego State University, também se pronunciou: “Nós da Universidade Estadual de San Diego estamos muito empolgados com esses novos passos na parceria com a UFPB e o Fest Aruanda. O intercâmbio audiovisual é uma ferramenta importante na troca de culturas e saberes. Que incrível poder trazer o audiovisual da Paraíba para Califórnia e que oportunidade bela poder exibir cinema dos estudantes da SDSU na próxima edição do festival!”.

Em comunicado oficial, Mariana Benevides, Vice-cônsul do Brasil em Los Angeles, disse: “No dia 27 de agosto, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles e com o Behner Stiefel Center for Brazilian Studies da San Diego State University, a American Cinematheque exibirá a Mostra Festival Aruanda com filmes premiados no festival de cinema da Paraíba, que destaca produções cinematográficas regionais do nordeste brasileiro”.

Sobre os filmes que serão exibidos, Arthur Lins, diretor do longa Desvio, falou: “A exibição em um cinema de Los Angeles fortalece o processo de internacionalização do cinema paraibano. Motivados por políticas públicas e pelo fortalecimento profissional do setor, tivemos nos últimos anos um avanço nas produções audiovisuais do Estado. O próximo passo é este: de ampliarmos nossas janelas de exibição. Neste sentido, a sessão promovida pelo Fest Aruanda é importante também na medida em que fortalece o vínculo do festival com a produção local e abre uma nova perspectiva de intercâmbio cultural”.

Para finalizar, Bruna Velden, diretora da animação Era uma Noite de São João, comentou: “O Fest Aruanda conseguiu a façanha de levar uma animação paraibana independente para a terra dos maiores estúdios de animação do mundo… Muito ansiosa pra ver como vai ser essa troca cultural”.

Foto: Divulgação.

Comentários