Foram anunciados neste sábado, 24/02, em cerimônia apresentada por Hadnet Tesfai, os vencedores da 74ª edição do Festival de Berlim. O Urso de Ouro, prêmio máximo do evento, foi entregue para o documentário Dahomey, dirigido pela cineasta franco-senegalesa Mati Diop.
Ao total, 20 filmes, de 30 países, foram selecionados para a Competição. A atriz, diretora, produtora quênio-mexicana e autora Lupita Nyong’o presidiu o Júri Internacional, que contou também com Brady Corbet, Ann Hui, Christian Petzold, Albert Serra, Jasmine Trinca e Oksana Zabuzhko. O consagrado cineasta Martin Scorsese foi homenageado com o Urso de Ouro Honorário.
O cinema brasileiro, que estava representado com diversas obras nesta 74ª edição, se destacou em algumas categorias: Juliana Rojas ganhou o prêmio de melhor direção da mostra Encounters pelo filme Cidade; Campo. O longa, que tem distribuição da Vitrine Filmes, conta com Fernanda Vianna, Mirella Façanha, Bruna Linzmeyer, Andrea Marquee, Preta Ferreira, Marcos de Andrade, Raquel Ferreira, Nilcéia Vicente e Kalleb Oliveira no elenco.
Em seu discurso, a diretora agradeceu aos integrantes da equipe e destacou a produtora Sara Silveira; além disso, reforçou o cessar-fogo em Gaza: “Parem de matar palestinos civis e inocentes. Estamos com vocês e somos muitos”. Juliana também agradeceu sua companheira Theo Lavagnoli pelo apoio: “Obrigada por compartilhar a vida comigo. Te amo”. E finalizou emocionada: “Esse filme foi uma das experiências mais desafiadoras da minha vida, mas também a mais profunda. Dedico esse prêmio a todos os realizadores brasileiros. Viva o cinema brasileiro!”.
Rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, Cidade; Campo fala sobre migração entre o meio urbano e o rural. Na primeira história, a trabalhadora rural Joana migra para São Paulo, após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Ela vai ao encontro de sua irmã Tânia, que mora em um bairro periférico junto com seu neto Jaime. Joana busca prosperar na maior cidade da América do Sul, conhecida como a “cidade do trabalho”. Ela adentra o universo dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira.
Na segunda história do filme, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. As duas mulheres buscam uma nova oportunidade de vida no campo. O contato com a casa abandonada revela a Flávia aspectos desconhecidos de seu pai, com quem mantinha uma relação distante. O casal sofre um choque de realidade ao enfrentar a dureza do cotidiano rural. A natureza as obriga a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas.
Bruna Linzmeyer e Mirella Façanha em Cidade; Campo, de Juliana Rojas
O Brasil também se destacou com o curta-metragem Lapso, de Caroline Cavalcanti, que recebeu Menção Especial na Mostra Generation 14plus. A justificativa do júri diz: “Este filme é uma história de amor poderosa, mas única, de dois adolescentes. O que realmente brilha é a capacidade de inspirar o espectador a ter empatia por dois personagens que têm circunstâncias e desafios muito diferentes. Junto com eles, embarcamos numa jornada de aprendizagem que proporciona um vislumbre íntimo da vida de duas pessoas que o mundo não teve tempo de compreender. O filme é verdadeiramente uma celebração de como a coragem de compreender pode ser imensamente poderosa e superar barreiras”.
No filme, dois adolescentes do subúrbio de Belo Horizonte se conhecem enquanto prestam serviço comunitário depois de praticarem vandalismo. Através das experiências partilhadas de repressão por parte das autoridades estatais, cumprindo medidas socioeducativas, aproximam-se lentamente e compartilham afetos e incertezas. O elenco conta com Beatriz Oliveira, Juan Queiroz, Dora Rosa e Thayanne Lima.
No Prêmio da Fipresci, Federação Internacional de Críticos de Cinema, Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz, uma coprodução entre Brasil, Argentina, Taiwan e Alemanha, foi eleito o melhor filme da mostra Encounters. A justificativa diz: “Uma contemplação hipnotizante sobre a hiperglobalização, tornando tudo idêntico, compreensível e solitário. Explorando a convulsão das histórias de migrantes que se juntam, o protagonista carismático espelha a vida de trabalhadores nômades em uma cidade costeira brasileira. A estrutura multilinguística do filme funciona organicamente dentro de sua arquitetura narrativa em camadas, transformando experiências individuais em parábolas universais. Viajantes e migrantes, amantes e os infectados pelo tédio habitam uma história dentro de uma história que perdura social, artística e pessoalmente”.
Filmado no Recife entre outubro e novembro de 2022, o elenco conta com Chen Xiao Xin, Wang Shin-Hong, Liao Kai Ro, Nahuel Pérez Biscayart e Lu Yang Zong. Com distribuição da Vitrine Filmes, a produção é da Cinemascópio, Ruda Cine, Yi Tiao Long Hu Bao Taipei e Blinker Filmproduktion; assinada por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justine O., Roger Huang, Violeta Bava, Rosa Martínez Rivero, Meike Martens e Nele Wohlatz.
Além dos filmes, o Brasil também marcou presença com diversos nomes no Berlinale Talents, como: Matheus Farias, Alice Riff, Bruno Gularte Barreto, Pedro Giongo, Cássio Kelm, Fernanda Pessoa, Tiago Bello, Nara Normande, Germano De Oliveira, Felipe Sholl, entre outros. E Luís Fernando Moura, programador do Janela Internacional de Cinema do Recife, fez parte do júri do Teddy Award, que elege os melhores filmes com temática LGBT exibidos no festival.
Conheça os vencedores do Festival de Berlim 2024:
COMPETIÇÃO OFICIAL | LONGA-METRAGEM
URSO DE OURO | MELHOR FILME
Dahomey, de Mati Diop (França/Senegal/Benin)
URSO DE PRATA | GRANDE PRÊMIO DO JÚRI
Yeohaengjaui pilyo (A Traveler’s Needs), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
URSO DE PRATA | PRÊMIO DO JÚRI
L’Empire, de Bruno Dumont (França/Itália/Alemanha/Bélgica/Portugal)
URSO DE PRATA | MELHOR DIREÇÃO
Nelson Carlos de Los Santos Arias, por Pepe
URSO DE PRATA | MELHOR INTERPRETAÇÃO
Sebastian Stan, por A Different Man
URSO DE PRATA | MELHOR INTERPRETAÇÃO COADJUVANTE
Emily Watson, por Small Things Like These (Kleine Dinge wie diese)
URSO DE PRATA | MELHOR ROTEIRO
Sterben (Dying), escrito por Matthias Glasner
URSO DE PRATA | MELHOR CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA
Martin Gschlacht, pela fotografia de Des Teufels Bad (The Devil’s Bath)
COMPETIÇÃO OFICIAL | CURTA-METRAGEM
URSO DE OURO | MELHOR CURTA-METRAGEM
Un movimiento extraño, de Francisco Lezama (Argentina)
URSO DE PRATA | PRÊMIO DO JÚRI
Re tian wu hou (Remains of the Hot Day), de Wenqian Zhang (China)
MENÇÃO ESPECIAL
That’s All from Me (So viel von mir), de Eva Könnemann (Alemanha)
PRÊMIO DO PÚBLICO
MELHOR FILME | MOSTRA PANORAMA
1º lugar: Memorias de un cuerpo que arde, de Antonella Sudasassi Furniss (Costa Rica/Espanha)
2º lugar: Crossing, de Levan Akin (Suécia/Dinamarca/França/Turquia/Geórgia)
3º lugar: All Shall Be Well, de Ray Yeung (Hong Kong/China)
MELHOR FILME | MOSTRA PANORAMA DOKUMENTE
1º lugar: No Other Land, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor (Palestina/Noruega)
2º lugar: Sayyareye dozdide shodeye man (My Stolen Planet), de Farahnaz Sharifi (Alemanha/Irã)
3º lugar: Teaches of Peaches, de Philipp Fussenegger e Judy Landkammer (Alemanha)
MOSTRA GENERATION 14PLUS | JÚRI INTERNACIONAL
Melhor Filme | Grande Prêmio: Comme le feu (Who by Fire), de Philippe Lesage (Canadá/França)
Menção Especial: Maydegol, de Sarvnaz Alambeigi (Irã/Alemanha/França)
Prêmio Especial do Júri | Curta-metragem: Un pájaro voló, de Leinad Pájaro De la Hoz (Colômbia/Cuba)
Menção Especial: Songs of Love and Hate, de Saurav Ghimire (Nepal/Bélgica)
MOSTRA GENERATION 14PLUS | JÚRI JOVEM
Melhor Filme | Urso de Cristal: Last Swim, de Sasha Nathwani (Reino Unido)
Menção Especial: Kai Shi De Qiang (She Sat There Like All Ordinary Ones), de Qu Youjia (China)
Melhor curta-metragem | Urso de Cristal: Cura sana, de Lucía G. Romero (Espanha)
Menção Especial: Lapso, de Caroline Cavalcanti (Brasil)
MOSTRA GENERATION KPLUS | JÚRI INTERNACIONAL
Melhor Filme | Grande Prêmio: Reinas, de Klaudia Reynicke (Suíça/Espanha/Peru)
Menção Especial: Raíz (Through Rocks and Clouds), de Franco García Becerra (Peru/Chile)
Prêmio Especial do Júri | Curta-metragem: A Summer’s End Poem, de Lam Can-zhao (China/Suíça/Malásia)
Menção Especial: Uli, de Mariana Gil Ríos (Colômbia)
MOSTRA GENERATION KPLUS | JÚRI INFANTIL
Melhor Filme | Urso de Cristal: It’s Okay!, de Kim Hye-young (Coreia do Sul)
Menção Especial: Young Hearts, de Anthony Schatteman (Bélgica/Holanda)
Melhor curta-metragem | Urso de Cristal: Papillon (Butterfly), de Florence Miailhe (França)
Menção Especial: Sukoun (Amplified), de Dina Naser (Jordânia/Egito/Palestina)
TEDDY AWARD
Melhor Filme | Longa-metragem: All Shall Be Well, de Ray Yeung (Hong Kong/China)
Melhor Documentário/Filme Ensaio: Teaches of Peaches, de Philipp Fussenegger e Judy Landkammer (Alemanha)
Melhor Filme | Curta-metragem: Grandmamauntsistercat, de Zuza Banasińska (Holanda/Polônia)
Prêmio do Júri: Crossing, de Levan Akin (Suécia/Dinamarca/França/Turquia/Geórgia)
Prêmio Teddy Especial: Lothar Lambert
MOSTRA ENCOUNTERS
Melhor Filme: Direct Action, de Guillaume Cailleau e Ben Russell (Alemanha/França)
Prêmio Especial do Júri (empate): Khamyazeye bozorg (The Great Yawn), de Aliyar Rasti (Irã) e Kong fang jian li de nv ren (Some Rain Must Fall), de Qiu Yang (China/EUA/França/Singapura)
Melhor Direção: Juliana Rojas, por Cidade; Campo
PRÊMIO FIPRESCI
Competição: Keyke mahboobe man (My Favourite Cake), de Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha (Irã/França/Suécia/Alemanha)
Panorama: Faruk, de Aslı Özge (Alemanha/Turquia/França)
Forum: The Human Hibernation, de Anna Cornudella Castro (Espanha)
Encounters: Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Argentina/Taiwan/Alemanha)
JÚRI ECUMÊNICO
Competição: Keyke mahboobe man (My Favourite Cake), de Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha (Irã/França/Suécia/Alemanha)
Panorama: Sex, de Dag Johan Haugerud (Noruega)
Forum: Marijas klusums (Maria’s Silence), de Dāvis Sīmanis (Letônia/Lituânia)
Menção Especial: Intercepted, de Oksana Karpovych (Canadá/França/Ucrânia)
OUTROS PRÊMIOS
BERLINALE DOCUMENTARY AWARD
No Other Land, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor (Palestina/Noruega)
BERLINALE DOCUMENTARY AWARD | MENÇÃO ESPECIAL
Direct Action, de Guillaume Cailleau e Ben Russell (Alemanha/França)
BERLINALE CAMERA
Edgar Reitz
MELHOR FILME DE ESTREIA | PRÊMIO GWFF
Cu Li Không Bao Giờ Khóc (Cu Li Never Cries), de Phạm Ngọc Lân (Vietnã/Singapura/França/Filipinas/Noruega)
*Para conferir a lista completa com os vencedores, clique aqui.
Foto: Richard Hübner/Berlinale 2024.