A 74ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 15 e 25 de fevereiro de 2024, anunciou nesta segunda-feira, 11/12, que Lupita Nyong’o, atriz, diretora, produtora quênio-mexicana e autora de best-seller do New York Times, será a presidente do Júri Internacional do próximo ano.
Ao lado de outros nomes consagrados, que serão anunciados em breve, Lupita terá a missão de escolher os grandes vencedores do Urso de Prata e do Urso de Ouro, considerados os prêmios mais importantes do evento. Desde que recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por 12 Anos de Escravidão, em 2014, tornou-se uma das personalidades internacionais de maior destaque.
Filha de pais quenianos, nasceu na Cidade do México e cresceu no Quênia. Lupita Nyong’o estudou Cinema e Teatro no Hampshire College, em Massachusetts, Estados Unidos. Depois de aulas adicionais na Yale School of Drama, começou sua carreira de atriz e ganhou notoriedade internacional com 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen, que lhe rendeu, além do Oscar, prêmios no SAG Awards, Critics Choice, Spirit Awards, NAACP Image Awards, entre muitos outros.
Sua carreira nas telonas conta com grandes sucessos, como: Pantera Negra e Pantera Negra: Wakanda Forever; e Nós, Pequenos Monstros, Rainha de Katwe, Star Wars: O Despertar da Força e As Agentes 355. Em breve, protagonizará a série A Quiet Place: Day One, spin-off da franquia de terror Um Lugar Silencioso. Além de sua carreira no cinema, Lupita também atua nos palcos da Broadway e escreveu o livro infantil Sulwe, lançado em 2020.
Além disso, Nyong’o se prepara para lançar um podcast centrado na narrativa não ficcional da diáspora africana e está desenvolvendo uma série baseada em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. Recentemente, foi produtora executiva do longa sudanês Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani, que está elegível para o Oscar de melhor filme internacional.
Foto: Emma McIntyre/WireImage for Parkwood.