Foram anunciados nesta sexta-feira, 24/05, os vencedores da mostra Un Certain Regard, também conhecida como Um Certo Olhar, que coloca em evidência filmes artísticos e artisticamente ousados dirigidos por novos cineastas, porém mais atípicos aos que disputam a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Neste ano, o chinês Gou Zhen (Black Dog), de Guan Hu, foi o grande vencedor do prêmio principal. O filme narra a história de Lang, que depois de ser libertado da prisão retorna à sua cidade natal, no noroeste da China, na orla do Deserto de Gobi. Como parte de uma patrulha canina encarregada de eliminar cães vadios antes das Olimpíadas de 2008, ele estabelece uma estranha relação com um deles. Essas duas almas solitárias embarcam em uma nova jornada juntas.
Neste ano, o júri foi presidido pelo ator e cineasta canadense Xavier Dolan, e contou também com: Maïmouna Doucouré, cineasta e roteirista francesa; Asmae El Moudir, diretora marroquina; Vicky Krieps, atriz luxemburguesa; e Todd McCarthy, crítico de cinema e cineasta americano.
Além disso, na quinta-feira, 23/05, também foram revelados os vencedores da 27ª edição da mostra La Cinef, que traz títulos inscritos por escolas e universidades de cinema do mundo todo. Os premiados foram: Sunflowers Were The First Ones To Know…, de Chidananda S Naik (Índia) (FTII, Pune), em primeiro lugar; Out The Window Through The Wall, de Asya Segalovich (EUA) (Columbia University) e The Chaos She Left Behind, de Nikos Kolioukos (Grécia) (Aristotle University of Thessaloniki), em segundo lugar; e Bunnyhood, de Mansi Maheshwari (Reino Unido) (NFTS), em terceiro lugar.
O júri de curtas-metragens deste ano foi presidido por Lubna Azabal e contou também com: Marie-Castille Mention-Schaar, Paolo Moretti, Claudine Nougaret e Vladimir Perišić.
Conheça os vencedores da mostra Un Certain Regard 2024:
PRÊMIO UN CERTAIN REGARD
Gou Zhen (Black Dog), de Guan Hu (China)
PRÊMIO DO JÚRI
L’Histoire de Souleymane, de Boris Lojkine (França)
MENÇÃO ESPECIAL
Norah, de Tawfik Alzaidi (Arábia Saudita)
MELHOR ATOR
Abou Sangaré, por L’Histoire de Souleymane
MELHOR ATRIZ
Anasuya Sengupta, por The Shameless
PRIX DE LA JEUNESSE
Vingt Dieux!, de Louise Courvoisier (França)
MELHOR DIREÇÃO
Roberto Minervini, por Les Damnés (The Damned)
Rungano Nyoni, por On Becoming a Guinea Fowl
Foto: Joachim Tournebize/FDC.