Festival de Cinema de Gramado 2024 anuncia os primeiros filmes selecionados e homenagem a Matheus Nachtergaele

por: Cinevitor
A atriz potiguar Titina Medeiros no longa Filhos do Mangue, de Eliane Caffé

Foram anunciados nesta terça-feira, 09/07, em uma coletiva de imprensa, os primeiros filmes selecionados para as mostras competitivas e detalhes da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto.

Entre os mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram sete longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens gaúchos e 16 curtas-metragens gaúchos. Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando drama, ficção, comédia e documentários. A força do olhar feminino também se fará presente em Gramado: dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres.

Os longas nacionais serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Ao total, serão entregues 33 kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Sedac, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do IECINE, Instituto Estadual de Cinema, o Festival de Gramado entregará ainda três prêmios: O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Durante o encontro com os jornalistas, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o evento ocorrerá normalmente, de forma presencial, e que a cidade aguarda a visita de quem gosta de cinema para prestigiar o festival: “Será muito mais democrático, com uma participação mais intensa de todos. Realizaremos mais uma vez um grande festival, como Gramado merece”.

Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes: “A qualidade dos filmes é grande e isso não é novidade para nós. As inscrições dos filmes para Gramado demonstram esse padrão já há vários anos, atestando o desejo dos grandes e novos realizadores de apresentar seus filmes aqui, como primeira tela no Brasil. Isso nos honra, nos desafia e também nos alegra em saber como o festival se mantém importante no universo cinematográfico nacional e acaba sendo a possibilidade de conhecer esses potentes e talentosos realizadores e realizadoras com suas novas produções. Gramado é um festival onde os filmes nascem em suas telas e seus debates. E esse ano não vai ser diferente”.

Ator, diretor, roteirista e autor, Matheus Nachtergaele é um dos maiores nomes das artes brasileiras. O multiartista de 56 anos, que está no ar como Norberto, na novela Renascer, após um hiato de dez anos sem atuar no segmento, receberá o troféu Oscarito na 52ª edição do Festival de Gramado.

Nascido em São Paulo, iniciou sua trajetória no Centro de Pesquisa Teatral, de Antunes Filho, e na companhia Teatro da Vertigem, com o seu trabalho em O Livro de Jó, de 1995. A estreia nas telonas veio dois anos depois, com dois filmes antológicos: o clássico gaúcho Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, e O que é Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional. Também em 1997, fez sua estreia na TV Globo, na minissérie Hilda Furacão. Dando vida à Cintura Fina, personagem que se identificava como mulher, embora tivesse nascido com um corpo masculino, Matheus desafiava as noções de gênero vigentes. Esse papel levou reconhecimento ao ator, que viria a protagonizar a minissérie O Auto da Compadecida (1999), posteriormente lançada, em formato reduzido, para os cinemas, rendendo-lhe o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor ator.

No ano de 2002, participou de outro clássico do cinema nacional: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que concorreu ao Oscar em quatro categorias. Atrás das câmeras, mostrou um novo talento ao dirigir A Festa da Menina Morta. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e venceu os prêmios de melhor filme pelo Júri Popular e pela Crítica, melhor ator, fotografia e música no Festival de Gramado; a obra ainda arrematou os prêmios de melhor direção de ficção e melhor ator no Festival do Rio.

Ano passado, durante a 51ª edição do Festival de Gramado, na qual exibiu Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, foi eternizado na Calçada da Fama da cidade. Matheus possui indicações e vitórias nos mais importantes festivais e premiações do cinema brasileiro e mundial: Festival de Cannes, Prêmio Platino, Festival de Cinema de Lisboa, Uruguay International Film Festival, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival do Rio, Festival de Brasília, Cine Ceará e Cine PE são alguns exemplos.

Nas telonas, Nachtergaele também é conhecido por trabalhos como Central do Brasil (1998), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), e muitos outros projetos para a TV, como Sob Pressão (2017), Cordel Encantado (2011) e Todas as Mulheres do Mundo (2020). Em 2024, Matheus retorna aos cinemas como João Grilo, personagem emblemático de sua carreira, para a continuação de O Auto da Compadecida, de Guel Arraes; a sequência estreia no dia 25 de dezembro. Matheus Nachtergaele se junta à Mariëtte Rissenbeek e Jorge Furtado, que serão homenageados com o Kikito de Cristal e Eduardo Abelin, respectivamente.

Matheus Nachtergaele em O Auto da Compadecida 2

Além disso, Gramado segue apostando nas diversas possibilidades do audiovisual brasileiro. Em sua 52ª edição, o evento exibirá o primeiro episódio da série Cidade de Deus: A Luta Não Para, de maneira hors concours.

Com produção da O2 Filmes, a nova série HBO Original é uma continuação adaptada da obra literária de Paulo Lins, e retrata a história de seus personagens tendo como ponto de partida o trabalho fotográfico de Buscapé. O enredo se passa no início dos anos 2000 e traz trechos do filme em flashbacks, para reconstrução de lembranças e memórias afetivas dos protagonistas.

O elenco conta com o retorno de nomes como Alexandre Rodrigues, Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Sabrina Rosa, Kiko Marques e Edson Oliveira. Novos atores integram a trama, como Andréia Horta, Marcos Palmeira, Jefferson Brasil, Eli Ferreira, Luellem de Castro, Otávio Linhares, Rafael Lozano, Leandro Daniel e Luiz Bertazzo. Aly Muritiba assina a direção geral e Bruno Costa entra como segundo diretor. O roteiro é de Sérgio Machado, Renata Di Carmo, Armando Praça, Estevão Ribeiro, Rodrigo Felha e Muritiba.

Para Marcos Santuario, a sessão especial demonstra a força de Gramado: “Ano passado tivemos a premiére mundial de Cangaço Novo, do Prime Video, uma das séries de maior sucesso em 2023 e que já anunciou sua segunda temporada. Esse ano, junto ao HBO, vamos exibir mais uma série brasileira, uma continuação de um dos mais emblemáticos filmes nacionais de todos os tempos. Isso reforça Gramado como essa janela de lançamentos também para séries”.

Cidade de Deus: A Luta Não Para terá exibição em sessão especial, fora de competição, no dia 10 de agosto, sábado, no Palácio dos Festivais. A produção estreia ainda em agosto na plataforma de streaming Max e no canal HBO.

Como já anunciado anteriormente, o thriller erótico Motel Destino, novo longa-metragem de Karim Aïnouz, será o filme de abertura desta 52ª edição. E mais: Virgínia e Adelaide, nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes, terá exibição hors concours. O filme tem roteiro assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná; o elenco traz Gabriela Correa e Sophie Charlotte.

O Conexões Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, terá nova edição durante a programação do 52º Festival de Cinema de Gramado. Em seu oitavo ano, o CGFM manterá suas tradicionais atividades como palestras, workshops e rodadas de negócios. Nomes como o do cineasta Ansgar Ahlers e da produtora Mariëtte Rissenbeek estarão presentes na programação, que abordará coproduções germano-brasileiras; as inscrições abrem no dia 10 de julho no site do evento.

Como já é tradição, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo. A iniciativa, que está em seu 14º ano, estimula a realização audiovisual aos alunos da rede municipal e de cidadãos gramadenses. No dia 8 de agosto, os curtas-metragens realizados pelos estudantes serão exibidos no Palácio dos Festivais em uma premiére que prestigia o potencial criativo dos jovens realizadores. Como no ano passado, os alunos serão premiados com um kikito simbólico em dez categorias.

Na próxima semana, a organização do Festival de Gramado realizará eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os encontros terão como objetivo apresentar a 52ª edição à imprensa, realizadores e parceiros. No dia 17 de julho, estarão presentes, no Hotel Laghetto Stilo São Paulo, Rosa Helena Volk, Tatiana Ferreira, Stefano Roldo, presidente, diretora e gerente de eventos da Gramadotur, respectivamente, e o curador Marcos Santuario. Na oportunidade, serão anunciados os curtas brasileiros e os documentários nacionais em competição. Já no Rio de Janeiro, dia 18, no Hotel Vila Galé, o curador Caio Blat se junta à delegação gramadense, onde será revelado o homenageado com o troféu Cidade de Gramado.

Conheça os primeiros filmes anunciados para o Festival de Gramado 2024:

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS

Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba (SP)
Cidade; Campo, de Juliana Rojas (MS/SP)
Estômago 2: O Poderoso Chef, de Marcos Jorge (PR)
Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (RN)
O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert (SP)
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi (GO)
Pasárgada, de Dira Paes (RJ)

LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS

A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (São Miguel das Missões)
Até que a Música Pare, de Cristiane Oliveira (Antônio Prado/Nova Roma do Sul/Nova Bassano/Veranópolis)
Infinimundo, de Bruno Martins e Diego Müller (Lajeado/Santa Cruz do Sul/Sinimbu)
Memórias de um Esclerosado, de Thais Fernandes e Rafael Corrêa (Porto Alegre)
Um Corpo Só, de Cacá Nazario (Porto Alegre)

CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS

A um Gole da Eternidade, de Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes (Novo Hamburgo)
Cassino, de Gianluca Cozza (Rio Grande)
Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude (Tiradentes do Sul)
Correnteza, de Diego Müller e Pablo Müller (Porto Alegre)
Entrega, de Luiz Azambuja e Pedro Presser (Porto Alegre)
Envergo mas Não Quebro, de Tatiana Sager (Porto Alegre)
Está Tudo Bem, de Rodrigo Herzog (Porto Alegre)
Flor, de Joana Bernardes (Esteio)
Janeiro, de Boca Migotto (Porto Alegre)
Não Tem Mar Nessa Cidade, de Manu Zilveti (Pelotas)
Natal, de Alan Orlando (Santa Maria)
Noz Pecã, de Aline Gutierres (Itaqui/Porto Alegre)
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta (Novo Hamburgo)
Posso Contar nos Dedos, de Victória Kaminski (Pelotas)
Viagem para Salvador, de João Pedro Fiuza (São Leopoldo/Porto Alegre)
Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (Bagé/Porto Alegre)

Fotos: Divulgação.

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