Festival de Cinema de Gramado confirma 49ª edição em agosto e formato híbrido

por: Cinevitor
Gramado 2021: exibições on-line e na TV.

Programada para acontecer entre os dias 13 e 21 de agosto, a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado seguirá os moldes implementados na edição anterior, que foi pioneira no Brasil ao mesclar o digital com a televisão.

O evento prepara para este ano uma edição on-line e com exibição oficial pelo Canal Brasil. A decisão parte do entendimento de que é necessário manter a realização, mas de forma segura, diante do cenário da pandemia de Covid-19, e como importante janela para o setor audiovisual, já bastante impactado: “Seja pela televisão, pelo computador, pelo celular ou pelo tablet. Vamos levar Gramado para a casa dos brasileiros. Enquanto ainda não podemos nos reunir nas salas de cinema, vamos aproveitar o melhor do audiovisual gaúcho, brasileiro e latino do conforto do sofá da nossa casa”, disse Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do festival.

Exibidor oficial do evento, o Canal Brasil reforça sua parceria de décadas com Gramado que ganhou mais um capítulo na última edição. O canal será novamente a tela oficial das Mostras Competitivas: longas-metragens brasileiros e estrangeiros e curtas-metragens brasileiros. Como novidade, o Canal Brasil irá exibir, também na grade linear, os longas-metragens gaúchos, dando mais visibilidade às produções do Rio Grande do Sul. Os curtas-metragens gaúchos ficarão disponíveis no serviço de streaming Canal Brasil Play.

Além da exibição inédita, o Canal mantém sua cobertura jornalística e a transmissão ao vivo da cerimônia de premiação. O conteúdo terá espaço no canal de TV por assinatura, disponível pelas principais operadoras do país.

Outra parceira que retorna nesta 49ª edição é a TVE-RS. A emissora pública gaúcha será mais uma vez palco da coletiva de lançamento do evento e revelação dos filmes concorrentes, prevista para primeira quinzena de julho. A emissora irá exibir, também, os curtas-metragens produzidos no estado, os debates com realizadores gaúchos e as cerimônias de premiação. Uma das novidades da edição será a exibição dos filmes e debates em quatro programas. 

Para Caio Klein, diretor geral da TVE, firmar novamente essa parceria é um compromisso de respeito com os produtores e realizadores gaúchos: “O Festival de Gramado é um orgulho para o nosso estado. São quase 50 anos de uma história de resistência e amor pelo cinema. Poder ter a TVE como parceira desse evento e levar para nosso público o que está sendo produzido por cineastas gaúchos nos orgulha muito”, comentou.

Mesmo com a dificuldade enfrentada pelo setor audiovisual no Brasil e na América Latina, a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado apresentou um aumento de 14% no número de filmes inscritos para as mostras de curtas-metragens brasileiros (CMB), longas-metragens brasileiros (LMB) e longas-metragens estrangeiros (LME). 

Produções de 23 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais são os estados que concentram o maior número de produções. Entre os inscritos estrangeiros, estão produções de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

Ao total, foram 760 filmes inscritos: 133 longas-metragens brasileiros, 45 longas-metragens estrangeiros e 582 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a quarta com maior número de produções inscritas. 

A organização comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento, ainda que em um cenário desafiador: “Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, comenta a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Vale lembrar que as inscrições para curtas e longas gaúchos seguem até o dia 25 de maio. Os regulamentos de cada mostra, bem como as fichas de inscrição, podem ser acessados no site oficial do evento.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto.

Comentários