Inscrições abertas até o dia 18 de abril.
A Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos oficiais da cidade, confirmou a realização de mais um Festival de Cinema de Gramado. A 49ª edição do evento está agendada para acontecer entre os dias 13 e 21 de agosto.
Em meio à pandemia de Covid-19 e solidária com as dificuldades enfrentadas pelo setor audiovisual no país, a organização do festival classifica sua 49ª edição como “uma edição de resistência”. Em 2021, mantendo-se firme como o festival de cinema ininterrupto mais tradicional do Brasil, Gramado reforça seu compromisso com a classe realizadora: “É uma união de esforços e comprometimento para que possamos manter nossa posição histórica ao lado da cadeia produtiva do audiovisual, já projetando a edição que marcará nossos 50 anos”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.
Outra novidade é que cineastas do Brasil e de países ibero-americanos já podem inscrever seus filmes nas mostras competitivas de Longa-Metragem Brasileiro (LMB), Longa-Metragem Estrangeiro (LME) e Curta-Metragem Brasileiro (CMB); o prazo é até 18 de abril.
Entre as exigências para a inscrição na competição estão critérios como duração mínima de 70 minutos para longas e máxima de 20 minutos para curtas; ineditismo regional para curtas brasileiros (sem exibição pública e comercial no Rio Grande do Sul) e ineditismo nacional para longas brasileiros e estrangeiros (sem exibição pública e comercial no Brasil).
Entendendo que o cenário da produção mundial de audiovisual enfrenta um momento difícil, a Gramadotur decidiu que poderão participar da seleção filmes concluídos a partir de 1º maio de 2019. Assim, títulos inscritos e não selecionados em 2020 poderão se inscrever novamente. O regulamento completo, bem como as fichas de inscrição, poderão ser acessados pelo site (clique aqui).
No ano passado, por conta da pandemia, o Festival de Cinema de Gramado aconteceu em formato multi plataforma. Informações sobre o formato da 49ª edição ainda não foram divulgadas.
Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto.