Foram anunciados nesta quarta-feira, 10/07, os filmes selecionados para a 77ª edição do Festival de Cinema de Locarno, que acontecerá entre os dias 7 e 17 de agosto na Suíça. Com uma programação eclética, o evento é considerado um dos principais festivais de cinema autoral do mundo.
Neste ano, o cinema brasileiro aparece na principal mostra competitiva, na disputa pelo Leopardo de Ouro, com o longa-metragem Transamazonia, dirigido pela sul-africana Pia Marais, uma coprodução entre França, Alemanha, Suíça, Taiwan e Brasil (pela Cabocla Filmes e O Par; com produção associada da Matizar Filmes).
A sinopse diz: Rebecca, filha do missionário Lawrence Byrne, foi declarada como um milagre depois de sobreviver a um acidente de avião quando criança nas profundezas da floresta amazônica. Anos mais tarde, Rebecca tornou-se uma curandeira milagrosa, sustentando a sua missão graças à sua crescente fama. Mas, quando madeireiros ilegais invadem as terras pertencentes aos povos indígenas que estão evangelizando, o pai de Rebecca os leva ao epicentro deste conflito crescente. O elenco conta com Helena Zengel, Jeremy Xido, Sabine Timoteo, Hamã Luciano, Rômulo Braga, Philipp Lavra, Sérgio Sartório, Iwinaiwa Assurini, Pirá Assurini, João Victor Xavante e Kamya Assurini.
Além disso, o Brasil também marca presença na mostra Histoire(s) du Cinéma, que é dedicada à história do cinema com obras restauradas, filmes sobre filmes, ensaios documentais e remixes audiovisuais; é uma homenagem aos filmes, artistas, técnicos e diretores destacando seus trabalhos. As produções nacionais que se destacam são: Mulher de Verdade, de Alberto Cavalcanti, rodado em 1954 e que marca a estreia da cantora Inezita Barroso como atriz, com Adoniran Barbosa no elenco; e Onda Nova, de Francisco C. Martins e José Antonio Garcia, lançado em 1983 e que traz Carla Camurati, Cristina Mutarelli, Tania Alves, Regina Casé e Neide Santos no elenco.
A 77ª edição contará também com uma retrospectiva especial em comemoração aos cem anos da Columbia Pictures com a exibição de diversos clássicos, entre eles: O Homem que Nunca Pecou, de John Ford; e Suprema Conquista, de Howard Hawks.
Os homenageados deste ano também foram revelados: a atriz francesa Mélanie Laurent e o ator francês Guillaume Canet serão honrados com o Excellence Award Davide Campari; o ator e dançarino indiano Shah Rukh Khan receberá o Pardo alla Carriera Ascona-Locarno Tourism; a consagrada cineasta Jane Campion será homenageada com o Pardo d’Onore Manor; o produtor suíço Claude Barras receberá o Locarno Kids Award la Mobiliare; a produtora Stacey Sher será honrada com o Raimondo Rezzonico Award; o sonoplasta e montador Ben Burtt receberá o Vision Award Ticinomoda; e a atriz suíça Irène Jacob será homenageada com o Leopard Club Award.
Com pôster criado pela renomada fotógrafa Annie Leibovitz, o 77ª Festival de Locarno terá a roteirista e cineasta austríaca Jessica Hausner como presidente do júri da competição internacional. Com onze mostras, sendo três competitivas, o festival explora o cinema sob todas as perspectivas, selecionando cuidadosamente filmes realizados para inspirar, surpreender, abrir a mente e questionar seus pressupostos.
Conheça os filmes selecionados para o Festival de Locarno 2024:
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Agora, de Ala Eddine Slim (Tunísia/França/Arábia Saudita/Qatar)
Akiplėša (Toxic), de Saulė Bliuvaitė (Lituânia)
Bogancloch, de Ben Rivers (Reino Unido/Alemanha/Islândia)
Cent mille milliards (100,000,000,000,000), de Virgil Vernier (França)
Der Spatz im Kamin (The Sparrow in the Chimney), de Ramon Zürcher (Suíça)
Fogo do Vento, de Marta Mateus (Portugal/Suíça/França)
Green Line, de Sylvie Ballyot (França/Líbano/Qatar)
La Mort viendra, de Christoph Hochhäusler (Alemanha/Luxemburgo/Bélgica)
Luce, de Silvia Luzi e Luca Bellino (Itália)
Mond, de Kurdwin Ayub (Áustria)
Qing chun (Ku), de Wang Bing (França/Luxemburgo/Holanda)
Salve Maria, de Mar Coll (Espanha)
Seses, de Laurynas Bareiša (Lituânia/Letônia)
Sulla terra leggeri, de Sara Fgaier (Itália)
SUYOOCHEON, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Transamazonia, de Pia Marais (França/Alemanha/Suíça/Taiwan/Brasil)
Yeni șafak solarken, de Gürcan Keltek (Turquia/Itália/Alemanha/Noruega/Holanda)
PARDI DI DOMANI | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
400 Cassettes, de Thelyia Petraki (Grécia/Alemanha)
B(l)ind the Sacrifice, de Nakhane (África do Sul)
Despre imposibilitatea unui omagiu, de Xandra Popescu (Romênia/Alemanha)
Dull Spots of Greenish Colours, de Sasha Svirsky (Alemanha)
Freak, de Claire Barnett (EUA)
Gender Reveal, de Mo Matton (Canadá)
Gimn chume, de Ataka51 (Alemanha/Rússia)
Icebergs, de Carlos Pereira (Alemanha)
Linnud läinud, de Anu-Laura Tuttelberg (Estônia/Lituânia)
Ludwig (Power Inferno), de Anton Bialas (França)
Mother Is a Natural Sinner, de Boris Hadžija e Hoda Taheri (Alemanha/Irã)
PUNTER, de Jason Adam Maselle (África do Sul/EUA)
Que te vaya bonito, Rico, de Joel Alfonso Vargas (Reino Unido/EUA)
Razeh-del, de Maryam Tafakory (Irã/Reino Unido/Itália)
Soleil gris, de Camille Monnier (França/Bélgica)
The Cavalry, de Alina Orlov (Canadá/EUA/Israel)
The Form, de Melika Pazouki (Irã)
The Nature of Dogs, de Pom Bunsermvicha (Tailândia/EUA/Singapura/Hong Kong)
WAShhh, de Mickey Lai (Malásia/Irlanda)
What Mary Didn’t Know, de Konstantina Kotzamani (França/Grécia/Suécia)
CONCORSO CINEASTI DEL PRESENTE
Crickets, It’s Your Turn, de Olga Korotko (França/Cazaquistão)
Der Fleck, de Willy Hans (Alemanha/Suíça)
FARIO, de Lucie Prost (França)
Fekete pont, de Bálint Szimler (Hungria)
FOUL EVIL DEEDS, de Richard Hunter (Reino Unido)
Hanami, de Denise Fernandes (Suíça/Portugal/Cabo Verde)
HOLY ELECTRICITY, de Tato Kotetishvili (Geórgia/Holanda)
Invention, de Courtney Stephens (EUA)
Joqtau, de Aruan Anartay (Cazaquistão)
Kada je zazvonio telefon, de Iva Radivojević (Sérvia/EUA)
Kouté vwa, de Maxime Jean-Baptiste (Bélgica/França/Guiana Francesa)
Les Enfants rouges, de Lotfi Achour (Tunísia/França/Bélgica/Polônia)
Monólogo colectivo, de Jessica Sarah Rinland (Argentina/Reino Unido)
Olivia & Las Nubes, de Tomás Pichardo-Espaillat (República Dominicana)
REAL, de Adele Tulli (Itália/França)
PIAZZA GRANDE
A Dama de Shanghai, de Orson Welles (cópia restaurada) (EUA)
Electric Child, de Simon Jaquemet (Suíça/Alemanha/Holanda/Filipinas)
Gaucho Gaucho, de Michael Dweck e Gregory Kershaw (EUA/Argentina)
Le Déluge, de Gianluca Jodice (Itália/França)
Le Procès du chien, de Laetitia Dosch (Suíça/França)
Mexico 86, de César Díaz (Bélgica/França)
O Piano, de Jane Campion (cópia restaurada) (Austrália/Nova Zelândia/França)
Reinas, de Klaudia Reynicke (Suíça/Peru/Espanha)
Rita, de Paz Vega (Espanha)
Sauvages, de Claude Barras (Suíça/França/Bélgica)
Sew Torn, de Freddy Macdonald (EUA/Suíça)
Shambhala, de Min Bahadur Bham (Nepal/França/Noruega/Turquia/Hong Kong/Taiwan/EUA/Qatar)
The Fall, de Tarsem (cópia restaurada) (África do Sul/Índia/Reino Unido)
The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof (Irã/Alemanha/França)
Timestalker, de Alice Lowe (Reino Unido)
Uma Mulher é uma Mulher, de Jean-Luc Godard (cópia restaurada) (França/Itália)
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Foto: Divulgação.