Festival de San Sebastián 2024 anuncia novos títulos; filmes brasileiros são selecionados

por: Cinevitor
Mirella Façanha e Marcos de Andrade em Cidade; Campo, de Juliana Rojas

Depois de anunciar os primeiros filmes selecionados, entre eles, os títulos que disputarão a Concha de Ouro, a 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, considerado o mais importante festival de cinema da Espanha e um dos mais antigos da Europa, revelou novas obras em sua programação.

Na mostra Horizontes Latinos, que será exibida durante o festival, entre os dias 20 e 28 de setembro, o cinema brasileiro ganha destaque; a seção apresenta uma seleção de longas-metragens ainda não lançados na Espanha, produzidos na América Latina, dirigidos por cineastas de origem latina ou que abordem temas sobre comunidades latinas no resto do mundo.

Entre os selecionados, destaca-se: Cidade; Campo, de Juliana Rojas. Rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, o filme fala sobre migração entre o meio urbano e o rural. Na primeira história, a trabalhadora rural Joana migra para São Paulo, após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Ela vai ao encontro de sua irmã Tânia, que mora em um bairro periférico junto com seu neto Jaime. Joana busca prosperar na maior cidade da América do Sul, conhecida como a “cidade do trabalho”. Ela adentra o universo dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira.

Na segunda história do filme, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. As duas mulheres buscam uma nova oportunidade de vida no campo. O contato com a casa abandonada revela a Flávia aspectos desconhecidos de seu pai, com quem mantinha uma relação distante. O casal sofre um choque de realidade ao enfrentar a dureza do cotidiano rural. A natureza as obriga a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas.

O longa, que tem distribuição da Vitrine Filmes, conta com Fernanda Vianna, Mirella Façanha, Bruna Linzmeyer, Andrea Marquee, Preta Ferreira, Marcos de Andrade, Raquel Ferreira, Nilcéia Vicente e Kalleb Oliveira no elenco.

Outro título brasileiro que se destaca é o longa Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz, uma coprodução entre Brasil, Argentina, Taiwan e Alemanha. Filmado no Recife entre outubro e novembro de 2022, o elenco conta com Chen Xiao Xin, Wang Shin-Hong, Liao Kai Ro, Nahuel Pérez Biscayart e Lu Yang Zong. Com distribuição da Vitrine Filmes, a produção é da Cinemascópio, Ruda Cine, Yi Tiao Long Hu Bao Taipei e Blinker Filmproduktion; assinada por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justine O., Roger Huang, Violeta Bava, Rosa Martínez Rivero, Meike Martens e Nele Wohlatz.

Além disso, o Brasil também aparece como coprodutor em Zafari, dirigido pela cineasta venezuelana Mariana Rondón. Vale lembrar que todos os filmes da Horizontes Latinos concorrem ao Prêmio Horizontes no valor de 35 mil euros para o realizador e o distribuidor na Espanha.

[ATUALIZADO: 16/08]

A seleção segue com outro título brasileiro em competição: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, será exibido na mostra Perlak, que conta com filmes aclamados pela crítica ou premiados em outros festivais internacionais, e concorre ao Prêmio do Público.

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro, o filme é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família. O relato começa no início dos anos 70, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre. O livro e o filme abraçam o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas não se dobram; o roteiro é de Murilo Hauser, de A Vida Invisível, e Heitor Lorega.

Na mostra Foro de Coproducción, projetos são apresentados em busca de potenciais parceiros para completarem seu financiamento e melhorarem seu acesso no mercado internacional. Aqui, o Brasil aparece com Crocodila, de Gabriela Amaral Almeida, uma coprodução com Portugal; e também com Animales del desierto, de Santiago Loza (Argentina/Brasil/Uruguai), La escuela pesada, de Hernán Rosselli (Argenrtina/Uruguai/Áustria/Brasil/Portugal/França/Chile/Peru), Los Dos Paisajes, de Francisco Lezama (Argentina/Brasil) e Remanso, de Pablo Lamar (Paraguai/Argentina/Uruguai/Brasil/França).

Além dos filmes, também foi revelado que o cineasta e roteirista espanhol Pedro Almodóvar será homenageado com o Prêmio Donostia e exibirá, depois da cerimônia, seu mais novo trabalho: The Room Next Door, com Tilda Swinton e Julianne Moore no elenco.

Conheça os novos filmes selecionados para o Festival de San Sebastián 2024:

HORIZONTES LATINOS

Cidade; Campo, de Juliana Rojas (Brasil/Alemanha/França)
Cuando las nubes esconden las sombras, de José Luis Torres Leiva (Chile/Argentina/Coreia do Sul) (filme de abertura)
Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Argentina/Taiwan/Alemanha)
El aroma del pasto recién cortado, de Celina Murga (Argentina/Uruguai/EUA/México/Alemanha) (filme de encerramento)
El Jockey, de Luis Ortega (Argentina/México/Espanha/Dinamarca/EUA)
La piel en primavera, de Yennifer Uribe Alzate (Colômbia/Chile)
Los domingos mueren más personas, de Iair Said (Argentina/Itália/Espanha)
Querido Trópico, de Ana Endara (Panamá/Colômbia)
Quizás es cierto lo que dicen de nosotras, de Sofía Paloma Gómez e Camilo Becerra (Chile/Argentina/Espanha)
Ramón y Ramón, de Salvador Del Solar (Peru/Espanha/Uruguai)
Reas, de Lola Arias (Argentina/Alemanha/Suíça)
Simón de la montaña, de Federico Luis (Argentina/Chile/Uruguai/México)
Sujo, de Astrid Rondero (México/EUA/França)
Zafari, de Mariana Rondón (Peru/Venezuela/México/França/Brasil/Chile/República Dominicana)

PERLAK

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles (Brasil/França)
All We Imagine as Light, de Payal Kapadia (França/Índia/Holanda/Luxemburgo)
Anora, de Sean Baker (EUA)
Bird, de Andrea Arnold (Reino Unido)
Daney anjir maabed (The Seed of the Sacred Fig), de Mohammad Rasoulof (Irã/Alemanha/França)
Emilia Pérez, de Jacques Audiard (França) (filme de abertura)
En fanfare, de Emmanuel Courcol (França)
Marco, de Jon Garaño e Aitor Arregi (fora de competição)
Maria Callas: Letters and Memories, de Tom Volf e Yannis Dimolitsas (França/Itália/Grécia) (fora de competição)
Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA)
Memoir of a Snail, de Adam Elliot (Austrália)
Oh Canada, de Paul Schrader (EUA)
Parthenope, de Paolo Sorrentino (Itália/França)
The Substance, de Coralie Fargeat (Reino Unido)
The Wild Robot, de Chris Sanders (EUA) (fora de competição)
Yeohaengjaui pilyo (A Traveler’s Needs), de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)

Foto: Alice Andrade Drummond.

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