Depois de anunciar a atriz francesa Isabelle Huppert como presidente do Júri Internacional da Competição, a 81ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, acaba de revelar os nomes que completam o time de jurados.
Neste ano, nove personalidades do cinema internacional terão a missão de escolher o grande vencedor do Leão de Ouro, além de outros prêmios. São eles: o diretor e roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho, que está rodando seu novo longa, O Agente Secreto; o diretor e roteirista americano James Gray, que exibiu em Veneza o longa Ad Astra: Rumo às Estrelas e foi premiado com Fuga para Odessa; a diretora, roteirista e produtora polonesa Agnieszka Holland, que foi premiada em Veneza no ano passado com Zona de Exclusão.
E mais: o diretor e roteirista britânico Andrew Haigh, que lançou recentemente Todos Nós Desconhecidos e foi premiado em Veneza com A Rota Selvagem; a diretora e roteirista alemã Julia von Heinz, que disputou o Leão de Ouro com E Amanhã… O Mundo Todo; o diretor, roteirista e produtor mauritano Abderrahmane Sissako, de Timbuktu; o diretor e roteirista italiano Giuseppe Tornatore, do consagrado Cinema Paradiso; e a atriz chinesa Zhang Ziyi, de O Tigre e o Dragão e Memórias de uma Gueixa.
Além disso, recentemente, o Festival de Veneza também anunciou os títulos da mostra Venice Classics, que apresentará 18 restaurações de filmes considerados obras-primas, entre eles, o brasileiro A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos, protagonizado por Leonardo Villar, que foi restaurado pela LC Barreto Produções Cinematográficas. A seleção ainda traz títulos que destacam o centenário de nascimento de Marcello Mastroianni, os cinquenta anos desde a morte de Vittorio De Sica, os cem anos da Columbia Pictures, entre outros.
O cineasta e roteirista italiano Renato De Maria presidirá o Júri de Estudantes de Cinema, que atribuirá os prêmios de melhor filme restaurado e de melhor documentário sobre cinema. O time contará com 24 estudantes de diversas universidades italianas.
A mostra Venice Classics apresenta, desde 2012, uma seleção das melhores restaurações de clássicos do cinema. Com curadoria de Alberto Barbera e colaboração de Federico Gironi, também apresenta uma seleção de documentários sobre o cinema ou seus realizadores, que serão anunciados em breve.
Conheça os clássicos selecionados para a mostra Venice Classics 2024:
A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos (1965) (Brasil)
A Noite (La notte), de Michelangelo Antonioni (1961) (Itália/França)
Brinquedo Proibido (Jeux interdits), de René Clément (1952) (França)
E o Sangue Semeou a Terra (Bend of the River), de Anthony Mann (1952) (EUA)
Ecce bombo, de Nanni Moretti (1978) (Itália)
Ghatashraddha, de Girish Kasaravalli (Índia) (1977)
Goldflocken, de Werner Schroeter (1976) (Alemanha/França)
Jejum de Amor (His Girl Friday), de Howard Hawks (1940) (EUA)
Manji, de Yasuzô Masumura (1964) (Japão)
Model, de Frederick Wiseman (1980) (EUA)
O Homem que Deixou seu Testamento no Filme (Tôkyô sensô sengo hiwa), de Nagisa Ôshima (1970) (Japão)
O Ouro de Nápoles (L’oro di Napoli), de Vittorio De Sica (1954) (Itália)
Os Corruptos (The Big Heat), de Fritz Lang (1953) (EUA)
Por um Destino Insólito (Travolti da un insolito destino nell’azzurro mare d’agosto), de Lina Wertmüller (1974) (Itália)
Pusher, de Nicolas Winding Refn (1996) (Dinamarca)
Sangue e Areia (Blood and Sand), de Rouben Mamoulian (1941) (EUA)
The Mahabharata, de Peter Brook (1989) (França/Reino Unido/EUA)
Um Só Pecado (La peau douce), de François Truffaut (1964) (França)
Foto: Leo Fontes/Universo Produção.