Festival do Rio 2024: conheça os longas selecionados para a Première Brasil

por: Cinevitor
Marcélia Cartaxo em Lispectorante, de Renata Pinheiro

A 26ª edição do Festival do Rio, que acontecerá entre os dias 3 e 13 de outubro, anunciou os longas-metragens selecionados para as mostras da Première Brasil. Ao todo, foram 752 inscrições neste ano: 530 curtas e 222 longas.

A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de diretores consagrados e novos expoentes, nas mostras competitivas Competição Oficial e Novos Rumos, que concorrem ao Troféu Redentor, e nas seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.

A Première Brasil promove a formação de público com a realização de sessões e debates com elenco e equipe dos filmes, com ingressos a preços populares, além de sessões de gala para convidados e público. As sessões populares com debates são realizadas no clássico Cine Odeon CCLSR, localizado na Cinelândia, região central da cidade e proporcionam uma troca com o público, para além das telas dos cinemas.

As cinco mostras dedicadas ao cinema brasileiro também reúnem coproduções com outros países, clássicos restaurados e curtas em competição, que serão anunciados nos próximos dias. São 31 estreias mundiais e inúmeras estreias nacionais, exibidas na Première Brasil, considerada a principal vitrine do cinema nacional.

Em sua 26ª edição, o Festival do Rio ocupará, como tradicionalmente acontece, diversos locais na cidade, entre cinemas e espaços de projeção alternativos com programação cultural intensa que promete agradar os mais variados gostos. Este ano, a sede do festival volta a ocupar o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados onde será oferecida uma programação especial de encontros e debates para o público mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais. A sede do festival também abrigará o RioMarket, área de mercado e negócios do evento, e receberá centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional.

O Cinema Circulação traz uma novidade: agora fazem parte da programação as salas recém- reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Ponto Cine Guadalupe. Além disso, o Festival do Rio segue com o compromisso de avançar nas metas de inclusão de pessoas com deficiência, com a ampliação de exibição de conteúdos acessíveis em todas as linguagens, em parte da programação.

Conheça os longas selecionados para a Première Brasil 2024:

PREMIÈRE BRASIL | COMPETITIVAS

LONGAS-METRAGENS | FICÇÃO

Baby, de Marcelo Caetano (SP)
Betânia, de Marcelo Botta (SP)
Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra (SP)
Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ)
Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE)
Malu, de Pedro Freire (RJ)
Manas, de Marianna Brennand (RJ)
O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG)
Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE)

LONGAS-METRAGENS | DOCUMENTÁRIO

3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ)
A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flavio Frederico (SP)
Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa (SP)
Mambembe, de Fabio Meira (GO)
Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar (RJ)
Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)

PREMIÈRE BRASIL | NOVOS RUMOS

COMPETIÇÃO LONGAS

A Procura de Martina, de Márcia Faria (RJ)
Ainda Não é Amanhã, de Milena Times (PE)
Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE)
Continente, de Davi Pretto (RS)
Incondicional: O Mito da Maternidade, de Patrícia Fróes (RJ)
O Deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES)
Paradeiros, de Rita Piffer (RJ)

PREMIÈRE BRASIL: RETRATOS

Armando Costa: Televisão pra Mim Não é Bico, de Victor Vasconcellos (RJ)
Brizola, Anotações para uma História, de Silvio Tendler (RJ)
Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)
Janis, Amores de Carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP)
Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
Noel Rosa, Um Espírito Circulante, de Joana Nin (PR)
O Nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ)

PREMIÈRE BRASIL | HORS CONCOURS

A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ)
Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman (RJ)
Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (RN)
Kopenawa, de Marco Altberg (RJ)
Malês, de Antonio Pitanga (RJ)
Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ)
Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ)
Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)

PREMIÈRE BRASIL | O ESTADO DAS COISAS

Alarme Silencioso, de Ricardo Favilla (RJ)
Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda (RJ)
Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ)
No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut (RJ)
Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP)
Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP)

MIDNIGHT MOVIES

Abraço de Mãe, de Cristian Ponce (RJ)
A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)

COPRODUÇÕES COM O BRASIL | PREMIÈRE LATINA
Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)

COPRODUÇÕES COM O BRASIL | PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL
Transamazonia, de Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil)

Foto: Divulgação.

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