Depois da exibição de Cidade; Campo, de Juliana Rojas, e da homenagem para Vera Fischer, a noite de quarta-feira, 14/08, seguiu com a mostra competitiva de longas brasileiros com a apresentação do potiguar Filhos do Mangue, de Eliane Caffé.
Na história, o violento e desregrado Pedro Chão, interpretado por Felipe Camargo, aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. Os residentes locais o acusam de roubo e tentam, em vão, que ele recupere a memória e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular, vem à tona uma trama que envolve violência doméstica, de gênero, tráfico de pessoas e desvio de verba pública. Condenado ao isolamento, ele busca um novo sentido para sua vida.
Esta é a premissa de Filhos do Mangue, que fez sua estreia mundial na 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O protagonista procura na natureza e entre os residentes da pequena vila de pescadores as peças perdidas de sua vida. O ator usou como inspiração sua convivência com os habitantes da paradisíaca Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, onde o filme foi rodado, para compor seu personagem.
Na história, a amnésia repentina de Pedro Chão o fez esquecer uma existência que ninguém gostaria de lembrar. Em seu processo de reconstrução, ele vai encontrar as pessoas de sua convivência. Entre seus muitos acusadores, estão a ex-esposa, vivida por Titina Medeiros e a filha, a atriz mirim Maria Alice da Silva. Natural de Currais Novos, município do Seridó potiguar, Titina está atualmente no ar com as novelas Cheias de Charme e No Rancho Fundo, na Rede Globo.
O projeto original baseia-se em argumento adaptado de um livro do escritor Sérgio Prado, Capitão, de 2011. A direção também deu espaços a improvisações em quase todas as cenas, porém mantendo a estrutura do roteiro, dividido entre Eliane e o dramaturgo Luis Alberto de Abreu. Filhos do Mangue é o quinto longa da realizadora paulista, que traz no currículo títulos como Era o Hotel Cambridge, Narradores de Javé e Para Onde Voam as Feiticeiras.
Titina Medeiros no tapete vermelho
O elenco traz também Roney Villela, Jeniffer Setti, Thiago Justino, Genilda Maria, Pequena Cintilante, Luana Cavalcante e outros, além de pescadores, criadores de ostras, moradores do local, da comunidade indígena Katu e trabalhadores de cooperativas da região de Canguaretama. Fernando Muniz e Beto Rodrigues assinam a produção executiva. O roteiro original é de Sergio Prado. Pedro Rocha e Rodrigo Frota são os responsáveis pela direção de fotografia e direção de arte, respectivamente. A direção de produção é assinada por Andrea Lanzoni; a distribuição é da Bretz Filmes.
O elenco completa-se com: Jurema Terra, Wilaneide Campos, Geisla Blanco, Barney Villela, Arlindo do Nascimento, Chico Gomes, Sergio Henrique, Gilmar de Oliveira, Fátima da Silva, Maria Baixinha, Seu Chão, Fernando Muniz, Vênus de Morais, Ni, Makarios Maia, George Holanda, Salesia Paulino, Felipe Freire, Marcia Lohss, Paola Mallmann, Dona Ditinha, Maria José, Socorro Rabelo e Hugo Oliveira.
A delegação do filme tomou conta do tapete vermelho da Rua Coberta com uma entrada triunfal. Depois, no palco do Palácio dos Festivais, diversos integrantes da equipe subiram e apresentaram o longa: “Estou muito feliz de estar aqui como uma atriz do Rio Grande do Norte, uma atriz potiguar. É muito gratificante estar num lugar tão importante para o cinema brasileiro como Gramado com a minha gente, com o meu povo. Tem um valor muito especial”, disse a atriz Titina Medeiros.
*Clique aqui e assista aos melhores momentos da apresentação de Filhos do Mangue e entrevistas com a atriz Titina Medeiros e com os atores Felipe Camargo e Roney Villela.
*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Fotos: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto.