Foram anunciados neste domingo, 07/01, em cerimônia apresentada pelo comediante Jo Koy, no Hotel The Beverly Hilton, em Beverly Hills, os vencedores da 81ª edição do Globo de Ouro, prêmio que elege os melhores da TV e do cinema segundo a HFPA, Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Neste ano, Barbie, dirigido por Greta Gerwig, que liderava a lista com nove indicações, foi premiado em duas categorias; Oppenheimer, de Christopher Nolan, foi consagrado com cinco prêmios, entre eles, melhor filme dramático. Entre as categorias televisivas, Treta, Succession e O Urso foram os grandes vencedores.
Vale destacar que o francês Anatomia de uma Queda levou o prêmio de melhor roteiro; a última vez que um filme internacional foi premiado nesta categoria foi em 1987 com O Último Imperador. E mais: Lily Gladstone, vencedora do troféu de melhor atriz dramática por Assassinos da Lua das Flores, é a primeira atriz de origem indígena a ganhar um Globo de Ouro.
Para esta edição, os prêmios Cecil B. deMille Award e Carol Burnett Award, que homenageiam personalidades do entretenimento, não foram apresentados. Enquanto isso, duas novas categorias foram anunciadas: Cinematic and Box Office Achievement, que reconhece as conquistas cinematográficas e de bilheteria dos filmes mais lucrativos e/ou mais vistos do ano, e consagrou Barbie, de Greta Gerwig; e a de melhor comediante stand-up na televisão, que ficou para Ricky Gervais. O Globo de Ouro conta com mais de 300 votantes, de 75 países, entre eles, diversos brasileiros.
A cerimônia de premiação contou também com a participação de nomes consagrados, como: Amanda Seyfried, America Ferrera, Andra Day, Angela Bassett, Annette Bening, Ben Affleck, Daniel Kaluuya, Don Cheadle, Dua Lipa, Elizabeth Banks, Florence Pugh, Hailee Steinfeld, Jared Leto, Jodie Foster, Kate Beckinsale, Kevin Costner, Mark Hamill, Matt Damon, Michelle Yeoh, Natalie Portman, Naomi Watts, Oprah Winfrey, Orlando Bloom, Will Ferrell, entre outros.
Conheça os vencedores do Globo de Ouro 2024 nas categorias de cinema:
MELHOR FILME | DRAMA
Oppenheimer, de Christopher Nolan
MELHOR FILME | COMÉDIA ou MUSICAL
Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos
MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO
O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
Anatomia de uma Queda, de Justine Triet (França)
MELHOR ATOR | DRAMA
Cillian Murphy, por Oppenheimer
MELHOR ATRIZ | DRAMA
Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores
MELHOR ATOR | COMÉDIA ou MUSICAL
Paul Giamatti, por Os Rejeitados
MELHOR ATRIZ | COMÉDIA ou MUSICAL
Emma Stone, por Pobres Criaturas
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Robert Downey Jr., por Oppenheimer
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados
MELHOR DIREÇÃO
Christopher Nolan, por Oppenheimer
MELHOR ROTEIRO
Anatomia de uma Queda, escrito por Arthur Harari e Justine Triet
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Oppenheimer, por Ludwig Göransson
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
What Was I Made For?, por Billie Eilish e Finneas O’Connell (Barbie)
CINEMATIC AND BOX OFFICE ACHIEVEMENT| MELHOR CAMPEÃO DE BILHETERIA
Barbie, de Greta Gerwig
Foto: Rich Polk/Divulgação Golden Globes.