Gotham Awards 2024: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Colman Domingo e Clarence Maclin em Sing Sing: premiados

Foram anunciados nesta segunda-feira, 02/12, no Cipriani Wall Street, em Nova York, os vencedores da 34ª edição do Gotham Awards, um dos principais prêmios do cinema independente, organizado pela IFP, Independent Filmmaker Project, que dá início à temporada de premiações.

Neste ano, a comédia dramática Um Homem Diferente, de Aaron Schimberg, foi consagrada com o prêmio de melhor filme; Colman Domingo e Clarence Maclin foram premiados por suas atuações no drama Sing Sing, de Greg Kwedar.

Além dos prêmios, a noite contou também com homenagens: a atriz e cantora Zendaya recebeu o Spotlight Tribute; o cineasta Denis Villeneuve, de Duna: Parte Dois, foi honrado com o Director Tribute; Franklin Leonard, que fundou a The Black List, recebeu o Anniversary Tribute; o elenco do drama musical Piano de Família recebeu o Ensemble Tribute; o drama Sing Sing foi honrado com o Social Justice Tribute; o ator Timothée Chalamet e o diretor James Mangold, de Um Completo Desconhecido, foram homenageados com o Visionary Tribute; e a atriz Angelina Jolie, de Maria Callas, recebeu o Performer Tribute.

Como a primeira grande cerimônia de premiação da temporada, o Gotham Awards reconhece e destaca filmes e séries (em uma premiação separada) assim como seus roteiristas, diretores, produtores e atores. Os candidatos são selecionados por comitês de críticos de cinema, jornalistas e curadores de festivais. Júris distintos, compostos por roteiristas, diretores, atores, produtores e editores escolhem os premiados.

Conheça os vencedores do 34º Gotham Awards:

MELHOR FILME
Um Homem Diferente, de Aaron Schimberg

MELHOR DIREÇÃO
RaMell Ross, por Nickel Boys

MELHOR DOCUMENTÁRIO
No Other Land, de Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal e Rachel Szor

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Tudo que Imaginamos como Luz, de Payal Kapadia (França/Índia/Holanda/Luxemburgo)

MELHOR DIREÇÃO REVELAÇÃO
Vera Drew, por The People’s Joker

MELHOR ROTEIRO
As Três Filhas, escrito por Azazel Jacobs

MELHOR ATUAÇÃO
Colman Domingo, por Sing Sing

MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE
Clarence Maclin, por Sing Sing

ATUAÇÃO REVELAÇÃO
Brandon Wilson, por Nickel Boys

Foto: Divulgação.

Comentários