Cena de As Mortes de Dick Johnson, de Kirsten Johnson: premiado.
Os vencedores da 36ª edição do IDA Documentary Awards, premiação realizada pela International Documentary Association, que elege os documentários mais inovadores do ano na TV e no cinema, foram anunciados neste sábado, 16/01, em uma cerimônia virtual por conta da pandemia de Covid-19.
O cinema brasileiro estava entre os indicados na categoria David L. Wolper Student Documentary Award, que reconhece realizações excepcionais em filmes documentais universitários, com o curta-metragem Na Luta Delas, de Orion Rose Kelly e Pedro Cota, realizado na Berkeley Graduate School of Journalism.
Além disso, a 36ª edição também contou com homenagens: o cineasta e produtor Sam Pollard, indicado ao Oscar por Quatro Meninas e diretor de MLK/FBI, recebeu o Career Achievement Award; a produtora Regina K. Scully recebeu o Amicus Award; Garrett Bradley, diretora do documentário Time, foi contemplada com o Emerging Documentary Filmmaker Award; e a jornalista Maria Ressa recebeu o Truth to Power Award por seu trabalho fundamental por uma imprensa livre no site Rappler.
O Pioneer Award, que reconhece indivíduos que fizeram contribuições extraordinárias para o avanço do formato de não ficção proporcionando visão e liderança excepcionais para a comunidade documental, foi entregue para a ONG Firelight Media. Já o Prêmio Courage Under Fire foi para o cineasta David France, de Welcome to Chechnya, por sua incrível bravura em contar a história de ativistas LGBTQIA+, e também para os ativistas apresentados no filme: David Isteev, Olga Baranova e todos que trabalham com eles.
Conheça os vencedores do IDA Documentary Awards 2020:
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Crip Camp: Revolução pela Inclusão, de James Lebrecht e Nicole Newnham
MELHOR DOCUMENTÁRIO | CURTA-METRAGEM
John à procura de aliens (John Was Trying to Contact Aliens), de Matthew Killip
MELHOR DIREÇÃO
Garrett Bradley, por Time
MELHOR DOCUMENTÁRIO DIVIDIDO EM VÁRIAS PARTES
Atlanta’s Missing and Murdered: The Lost Children, de Sam Pollard, Maro Chermayeff, Joshua Bennett e Jeff Dupre
MELHOR DOCUMENTÁRIO | MUSICAL
Universe, de Nick Capezzera e Sam Osborn
PRÊMIO ABC NEWS VIDEOSOURCE
Crip Camp: Revolução pela Inclusão, de James Lebrecht e Nicole Newnham
MELHOR FOTOGRAFIA
The Earth is Blue as an Orange, por Viacheslav Tsvietkov
MELHOR EDIÇÃO
As Mortes de Dick Johnson, por Nels Bangerter
MELHOR ROTEIRO
As Mortes de Dick Johnson, escrito por Nels Bangerter e Kirsten Johnson
MELHOR TRILHA SONORA
Professor Polvo, por Kevin Smuts
PRÊMIO PARE LORENTZ
Professor Polvo (My Octopus Teacher), de Pippa Ehrlich e James Reed
Menção Especial: Crip Camp: Revolução pela Inclusão, de James Lebrecht e Nicole Newnham
PRÊMIO DAVID L. WOLPER | STUDENT DOCUMENTARY
People Like Me, de Marrok Sedgwick
PRÊMIO COURAGE UNDER FIRE
Welcome to Chechnya, de David France
MELHOR SÉRIE DOCUMENTAL | CURADORIA
American Experience, produzida por Susan Bellows e Mark Samels
MELHOR SÉRIE DOCUMENTAL | EPISÓDIOS
Last Chance U, de Greg Whiteley (Netflix)
MELHOR SÉRIE DOCUMENTAL | CURTA-METRAGEM
POV Shorts, produzida por Opal H. Bennett
MELHOR DOCUMENTÁRIO | ÁUDIO
Somebody, produzido por Alison Flowers, Bill Healy e Sarah Geis
Foto: Divulgação/Netflix.