In-Edit Brasil 2023: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Cena do longa Peixe Abissal, de Rafael Saar

Foram anunciados nesta sexta-feira, 23/06, os vencedores da 15ª edição do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical. Com um total de 68 títulos, entre longas e curtas, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial, a programação apresentou filmes com personalidades como Tom Jobim, Elis Regina, Syd Barrett, Pink Floyd, Chiquinha Gonzaga, Lupicínio Rodrigues, Omara Portuondo, Letrux, David Johansen, entre outros.

O longa paraense Terruá Pará, de Jorane de Castro, foi o grande vencedor deste ano e será exibido na edição do In-Edit Barcelona 2023 com a presença da diretora. O filme conduz o espectador a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção, a partir de depoimentos de personagens fundamentais, entre eles, Dona Onete, Manoel Cordeiro e Pio Lobato.

Segundo o júri, formado por Affonso Uchôa, Elisabete Pacheco, Graziela Marcheti, Joyce Prado e Rodrigo Carneiro, “o vencedor foi escolhido por mostrar a cara menos conhecida, porém mais emblemática, do Brasil utilizando uma linguagem cinematográfica de grande beleza. A união entre o entorno natural e as diferentes manifestações musicais apontam o Pará como o futuro da música brasileira”. Além disso, foi considerado pelos jurados que a região Norte é pouco reconhecida em sua importância para cultura nacional e que o prêmio para esta obra constitui um reconhecimento político da situação vivida na região no que se refere ao desmatamento.

O júri concedeu ainda uma Menção Especial para Peixe Abissal, de Rafael Saar, pela coragem de mergulhar na vida e obra de um personagem pouco conhecido, controverso e passível de preconceito. Utilizando linguagem cinematográfica rica e diferenciada, o filme entra no submundo da cultura gay para retratar os diferentes perfis do protagonista.

Neste ano, o convidado do festival foi o cineasta e produtor canadense Ron Mann, que apresentou seu trabalho, entre eles, o longa Imagine the Sound (1981), considerado por diversos críticos como um dos mais importantes filmes sobre jazz já feitos, que reúne em entrevistas e apresentações os principais inovadores do free jazz dos anos 1960 como Paul Bley, Cecil Taylor, Archie Shepp e Bill Dixon

O 15º In-Edit Brasil chega à sua reta final com uma grande homenagem à cantora Rita Lee, que faleceu no dia 8 de maio. O festival convida o público para soltar a voz no Karaokê Especial Rita Lee, a partir das 17h30, na Cinemateca Brasileira, e apresenta, às 18h30, o pocket show Viva Rita Lee! com três importantes nomes da cena musical: Fabio Tagliaferri, Mario Manga e Ana Deriggi. Depois do show, será exibido o longa Ovelha Negra, dirigido por Roberto de Oliveira, o primeiro da trilogia que o diretor realizou para contar a vida da maior roqueira brasileira de todos os tempos, desde os primeiros tempos da cantora: a infância, a família, a escola, Os Mutantes, o Tropicalismo e o Tutti Frutti.

Além disso, entre os dias 26 e 28 de junho, o 15º In-Edit Brasil apresenta, no CineSesc, em São Paulo, as sessões Bônus Track com 9 títulos da programação, incluindo os vencedores.

Conheça os vencedores do 15º In-Edit Brasil:

MELHOR FILME
Terruá Pará, de Jorane de Castro (PA)

MENÇÃO ESPECIAL
Peixe Abissal, de Rafael Saar (RJ)

Foto: Divulgação.

Comentários