As inscrições para a 19ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, já estão abertas. O mais antigo festival paraibano será realizado mais uma vez na rede Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente através da página oficial do festival (clique aqui) até às 23h59 do dia 22 de junho. Para este ano, o Fest Aruanda traz uma novidade: o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil reais, que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria de curta-metragem.
Para a inscrição geral, os realizadores podem se inscrever nas categorias: longa-metragem nacional, curta-metragem nacional e mostra Sob o Céu Nordestino (curtas paraibanos e longas-metragens da região). O regulamento ainda contempla mais duas opções de inscrição: TV Universitária (nacional) nas categorias documentário, programa de TV, interprograma e reportagem e Caleidoscópios Digitais; e videoclipe e TCC (em formato audiovisual) contemplam exclusivamente produções paraibanas.
O Comitê de Seleção de curtas-metragens é formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro (SP) e Rodrigo Fonseca (RJ), e a roteirista e crítica Vivi Pistache (BH). Segundo Rodrigo Fonseca: “O Aruanda é um canteiro de descobertas na triagem por vozes autorais. A maior potência de uma seleção de curtas como a do festival paraibano é a chance de descobrimos os primeiros ecos dessas vozes, ainda no seu nascedouro, ou acolher vozes já veteranas em processos de experimentação”.
Vivi Pistache, nova integrante do Comitê de Seleção, é roteirista e crítica de cinema com passagem pelo departamento de desenvolvimento de roteiros da O2 Filmes e TV Globo. Doutoranda em Psicologia e Cinema pela USP. Graduada em Psicologia pela UFMG. Formada em Roteiro e Direção pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo: “É uma honra incrível ser merecedora da confiança do festival que já tem sua maioridade. Muito feliz em fazer parte desse time”.
Amilton Pinheiro também comentou: “Assim como acontece todos os anos, o Comitê de Seleção de Curtas Nacional aguarda com muitas expectativas os trabalhos dos realizadores, ainda mais agora com a entrada da Vivi Pistache que vem somar aos nossos olhares, o meu e de Rodrigo Fonseca. Acredito que teremos uma safra ainda melhor do que a do ano passado, com múltiplas maneiras de narrar uma obra cinematográfica e dar conta da imensidão de tantas histórias desse Brasil”.
Segundo o diretor executivo do festival, Lúcio Vilar: “Estamos chegando na décima nona edição do mais antigo festival do estado da Paraíba. Trabalhando para montar um cardápio audiovisual de qualidade para 2024 e nos preparando para receber os cineastas, artistas, produtores e imprensa convidada, assim como o nosso distinto público”.
Foto: Vitor Búrigo.