O homenageado durante seus agradecimentos.
Além das mostras competitivas, o Festival de Cinema de Gramado também realiza algumas homenagens. Na quinta-feira, 14/08, o ator Jean Pierre Noher recebeu o Kikito de Cristal, prêmio que destaca grandes expoentes do cinema latino-americano.
No palco, relembrou a primeira vez que esteve em Gramado, em 2001, quando recebeu uma menção honrosa do júri por sua atuação no filme Um Amor de Borges: “Neste Festival existe uma possibilidade para nós, artistas da América Latina, de apresentarmos nossos trabalhos. Isso é uma porta, uma janela, muito importante. E foi muito importante pra mim, porque eu entrei por essa porta, por essa janela, e estou aqui com quase doze filmes e vários trabalhos na TV. Me sinto feliz em compartilhar meu trabalho com todos vocês”.
No palco do Palácio dos Festivais.
Jean Pierre fez alguns agradecimentos durante seu discurso: “Quando me avisaram que eu receberia essa homenagem, não acreditei. Eu sou, de alguma maneira, gramadense, então, agradeço ao Festival de Gramado e sua equipe. Quero agradecer especialmente àqueles que estão testemunhando hoje o que aconteceu treze anos atrás. Este prêmios é uma grande autoestima. Estou muito feliz. Tem muitos colegas que merecem mais do que eu, mas, por algum motivo eu mereço”.
Antes de encerrar, o ator falou do cinema brasileiro: “Todo mundo me fala do cinema argentino, mas vocês também têm um cinema extraordinário aqui no Brasil. Obrigado por essa confraternização”.
Fotos: Vitor Búrigo