Jogo do Dinheiro

por: Cinevitor

jogodinheiroMoney Monster

Diretora: Jodie Foster

Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Connell, Dominic West, Caitriona Balfe, Giancarlo Esposito, Christopher Denham, Lenny Venito, Chris Bauer, Dennis Boutsikaris, Emily Meade, Condola Rashad, Aaron Yoo, Carsey Walker Jr., Grant Rosenmeyer, Jim Warden, Joseph D. Reitman, Olivia Luccardi, Grizz Chapman, Robert C. Kirk, Genevieve Adams, Daoud Heidami, Anthony DeSando, Ivan Martin, John Ventimiglia, Dominic Colón, Cliff Moylan, Brian Edwards, Jimmy Gary Jr., Greta Lee, Charlie Thurston, Patricia Dunnock, Sahr Ngaujah, Vernon Campbell, Darri Ingolfsson, Hye Jin Jang, Daniel K. Isaac, Bobby Kruger, Matt Walton, Daniel Moore, Clem Cheung, Matt Gorsky.

Ano: 2016

Sinopse: Lee Gates é uma personalidade bombástica de TV que foi transformado no mago do dinheiro de Wall Street graças ao sucesso de seu programa financeiro. Mas depois de recomendar as ações de uma empresa de tecnologia que misteriosamente entram em colapso, um irado investidor toma como reféns Gates, sua equipe e sua astuta produtora Patty Fenn durante uma transmissão ao vivo. Com os desdobramentos transmitidos em tempo real, Gates e Fenn precisam encontrar uma maneira de se manterem vivos enquanto buscam desvendar a verdade por trás de um emaranhado de mentiras e muito dinheiro.

Crítica do CINEVITOR: Hoje em dia, tudo vira notícia e as informações chegam às pessoas rapidamente. O sensacionalismo nunca esteve tão em alta e a busca pelo sucesso ultrapassou barreiras. A TV, que antes tinha poucos adversários, agora luta pela audiência com celebridades virtuais, por exemplo. Sendo assim, para manter seus telespectadores em frente a um televisor é preciso muita criatividade e um pouquinho de polêmica. Em Jogo do Dinheiro, acompanhamos um dia do famoso apresentador Lee Gates, interpretado por George Clooney. Seu programa sobre o mercado financeiro é um sucesso e se destaca por tratar do assunto de maneira irreverente. Mas, a diversão se transforma em terror quando um telespectador, insatisfeito com um dos conselhos do apresentador, invade os estúdios ameaçando toda a equipe. Para piorar a situação, ele exige que a transmissão continue sendo exibida ao vivo e em cores. Aqui começa a tensão de Jogo do Dinheiro, quarto longa-metragem dirigido pela atriz Jodie Foster. Com um roteiro ágil, o filme mantém um clima de suspense do começo ao fim, prendendo o espectador com sua história. A edição também colabora para tal sensação, assim como a direção correta. Sem um elenco talentoso o filme perderia boa parte de sua emoção. Mas, aqui, os personagens funcionam muito bem por causa de seus intérpretes. Clooney não decepciona e Jack O’Connell interpreta com veracidade o sequestrador inseguro, porém revoltado. Mas quem se destaca é Julia Roberts, que nos entrega uma atuação segura e convincente ao viver a produtora do programa, que tenta manter tudo em ordem por meio de um ponto eletrônico. Além da agilidade na narrativa, o filme abre uma discussão sobre o poder da mídia de influenciar e aproveita para fazer uma crítica ao mercado financeiro, desmascarando um lado oculto de poderosos envolvidos nesse meio. Dinheiro e poder andam juntos. E esse é um dos pontos em que a trama se baseia, mostrando as consequências causadas por atitudes sem controle. Jogo do Dinheiro apresenta um circo midiático em sua história com ação, suspense, comédia e drama. Um prato cheio para atrair o público, conseguir audiência e proporcionar emoção. É tudo ficção, mas poderia ser real. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários