Mariëtte Rissenbeek será homenageada com o Kikito de Cristal no 52º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
Homenageada internacional em Gramado

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto, abre suas portas para o mundo; em 2024 amplia as possibilidades do troféu Kikito de Cristal. A honraria, tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global.

Mariëtte Rissenbeek, diretora executiva do Festival de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, será a primeira homenageada desta nova etapa. Nascida na Holanda, em 1956, estudou língua e literatura alemãs, estudos teatrais e sociologia na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Depois de concluir o mestrado, mudou-se definitivamente para Berlim e começou a trabalhar na agência de relações públicas Löhlein & Schonert. Em 1986, ingressou na distribuidora Tobis Film.

Em 1995, passa a atuar na produção de filmes trabalhando na Ziegler Film, onde produziu vários longas-metragens para TV, além de curtas e médias-metragens. Em 1998, estabeleceu sua própria produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki. Na virada do milênio, passou a exercer funções na produtora Hofmann & Voges, com sede em Munique.

Em 2003, Mariëtte se tornou responsável pelas relações com festivais internacionais e relações públicas na German Films, organização para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada Diretora Adjunta da German Films em 2006, passando à Diretora Geral em 2011. A partir de 2019, atuou como Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim, sendo a primeira mulher a assumir o cargo, encerrando sua colaboração com o festival alemão em sua 74ª edição

“É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico. Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival”, comenta Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade gaúcha.

O Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. A honraria foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O também cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecilia Roth, Soledad Villamil, Paulina García e Alice Braga foram outros nomes homenageados.

Foto: Divulgação/Berlinale.

Comentários