Matheus Nachtergaele participa da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

por: Cinevitor
Convidado especial na Mostra Tiradentes

Considerado um dos maiores atores brasileiros de sua geração, Matheus Nachtergaele marcou presença na 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes para participar de um bate-papo com o público sobre sua trajetória artística.

Com mediação do curador Pedro Guimarães, a atividade Encontros de Cinema: Roda de Conversa aconteceu no sábado, 20/01, no Cine-Lounge. Com o tema Matheus Nachtergaele: Todas as Faces de um Ator Múltiplo, o convidado especial comentou alguns sucessos de sua carreira enquanto cenas de seus trabalhos eram exibidas no telão.

Sobre o consagrado O Auto da Compadecida e sua continuação, que chegará aos cinemas brasileiros em dezembro, Matheus disse: “O palhaço é a autopercepção que você tem do teu patético, dos defeitos. Por isso que cada ator só tem um palhaço. E quando esse ator encontra seu palhaço no mundo da palhaçaria, isso é um gozo, é uma consagração. E o João Grilo e o Chicó são pra mim e para o Selton [Mello] o batismo dos nossos palhaços. Então, 25 anos depois quando vem O Auto da Compadecida para nós de novo, é uma loucura. Porque somos nós encarando os nossos palhaços de novo. E tendo que entender se a gente ainda os merecia, se sabia fazê-los, se eles ainda serviam para o Brasil”.

Depois da conversa com o público, batemos um papo com Matheus Nachtergaele sobre a importância dos festivais de cinema, audiovisual brasileiro e sua ligação com a cidade de Tiradentes: “Os festivais serão igrejas ambulantes, cerimônias ambulantes. Como se fosse uma grande capoeira onde o país consegue mostrar pelo Brasil todo a arte que ele tem feito naquele ano”.

E completou: “Eu acho que as mostras de cinema são extremamente importantes. Primeiro porque dão visibilidade a filmes que os streamings mais competitivos não dão e as salas de cinema comercial não conseguem receber. Nas mostras e festivais, o público tem acesso a um conteúdo artístico mais investigativo, arriscado, poético e de vários gêneros. Eu espero que o Brasil continue fomentando e aumentando a quantidade desses eventos porque é uma alegria intensa poder ver um tipo de filme que não vai chegar em cidades espalhadas por esse Brasil, que é um grande sertão. O bom cinema está fora do shopping”, finalizou o ator, autor e cineasta.

*Clique aqui e assista ao vídeo completo com nossa entrevista exclusiva com Matheus Nachtergaele

*O CINEVITOR está em Tiradentes e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto Jackson Romanelli/Universo Produção.

Comentários