Begin Again
Diretor: John Carney
Elenco: Mark Ruffalo, Keira Knightley, Adam Levine, Hailee Steinfeld, Catherine Keener, James Corden, Mos Def, CeeLo Green, Andrew Sellon, Jennifer Li Jackson, Marco Assante, Rob Morrow.
Ano: 2014
Sinopse: Gretta e Dave são namorados há muito tempo e, juntos, compõem músicas. Eles se mudam para Nova York depois que Dave consegue um contrato com uma gravadora importante. Mas, o sucesso e a fama acabam atrapalhando o namoro e eles terminam. Arrasada, Gretta vai morar com um amigo. Certa noite, cantando em um bar, conhece Dan, um produtor musical que se encanta com o seu talento. A partir daí, sua vida começa a tomar outros rumos.
Crítica do CINEVITOR: Música e cinema combinam muito bem. Mas, não é sempre que essa combinação funciona. Volta e meia, algumas trilhas acabam se destacando mais do que a história. Dependendo do filme, isso nem vira um problema e sim, uma solução. Mas, em Mesmo Se Nada Der Certo, a música é tão principal quanto seus protagonistas e ajuda a desenvolver a trama. A combinação, aqui, nesse caso, funciona muito bem. A química entre Mark Ruffalo e Keira Knightley também se destaca nesse divertido filme. Os atores, embalados em deliciosas canções (destaque para Lost Stars e Tell Me If You Wanna Go Home) formam uma dupla daquelas que a gente se encanta e torce para que fiquem juntos no final, mesmo que uma suposta relação amorosa não exista e/ou seja o foco da história. No filme, o amor está na música. E esse amor, que tem o poder de destruir corações, também consegue reerguer aquele que está no fundo do poço. Em Mesmo Se Nada Der Certo, você vai se emocionar e rir ao mesmo tempo; vai querer baixar todas as músicas do filme quando a sessão acabar; vai sentir vontade de dançar ao ouvir For Once in My Life, do Stevie Wonder; e vai se surpreender com a atuação de Adam Levine, vocalista da banda Maroon 5, que resolveu se aventurar como ator e não fez feio. O filme tinha tudo para ser rotulado como uma comédia romântica bem água com açúcar, mas a maneira como foi escrito e estruturado conduz o longa para um outro caminho e surpreende em seu resultado final. A direção de John Carney também tem um papel fundamental nisso. Além da história, dos personagens e das músicas, o diretor passeia por Nova York através de belos planos favoráveis à cidade. Se você procura por um filme adorável, aqui está. Mesmo Se Nada Der Certo, em algum momento, vai te encantar. E lembre-se, o amor também consegue se transformar em filme e, claro, em música. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: