Mussum, o Filmis e O Sequestro do Voo 375 lideram indicações ao Prêmio Grande Otelo 2024

por: Cinevitor
Ailton Graça: indicado a melhor ator por Mussum, o Filmis

Foram divulgados nesta sexta-feira, 05/07, os finalistas ao Prêmio Grande Otelo 2024, que é realizado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e considerada a maior premiação do setor audiovisual nacional.

Nesta 23ª edição, Mussum, o Filmis, de Silvio Guindane, e O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini, lideram a lista com 12 indicações cada. A cerimônia, que acontecerá no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, homenageará o Cinema Novo e será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal do YouTube da Academia.

A partir deste ano, a Academia Brasileira de Cinema renomeia o evento, que até 2023 chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e lança uma nova marca para ampliar a homenagem ao ator e comediante que é um dos maiores ícones do nosso cinema e já dava nome ao Troféu Grande Otelo. Nesta edição, a Academia apresenta também um novo site exclusivamente dedicado ao Prêmio que reúne todos os detalhes da premiação, que terá direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes.

“Chegamos à 23ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de obras inscritas. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano em que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, disse a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Votado pelos sócios da Academia, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Com o objetivo de abranger a multiplicidade de formatos narrativos, a Academia criou este ano duas novas categorias: melhor atriz e melhor ator de série de ficção. No total, são 30 categorias, incluindo a de filmes ibero-americanos com produções indicadas pelas academias de cinema dos 13 países associados à FIACINE, Federação Ibero-americana de Cinema; a categoria de melhor longa-metragem de comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.

A lista de finalistas de 2024 reúne mais de 200 profissionais indicados em 39 diferentes longas-metragens brasileiros e 5 longas ibero-americanos. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).

O Prêmio Grande Otelo é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, entre os dias 12 e 22 de julho, com votação entre os sócios da Academia. A votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário, acontecerá entre 26 de julho a 27 de agosto.

Em 2024, foram inscritos mais de 3 mil profissionais nas diferentes categorias, 94 longas de ficção, 67 longas documentários, 13 longas infantis, 7 longas de animação, 32 séries de ficção, 33 séries documentais, 4 séries de animação, 24 curtas-metragens animação, 38 curtas documentários, 22 curtas ficção, 9 filmes ibero-americanos.

Conheça os indicados ao 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
Mussum, o Filmis, de Silvio Guindane
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho
Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria
O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini
Pedágio, de Carolina Markowicz

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA | VOTO POPULAR
Desapega!, de Hsu Chien
Minha Irmã e Eu, de Susana Garcia
Os Farofeiros 2, de Roberto Santucci
Pérola, de Murilo Benício
Saudosa Maloca, de Pedro Serrano
Três Tigres Tristes
, de Gustavo Vinagre

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Andança: Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz
Belchior: Apenas um Coração Selvagem, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
Nada Será Como Antes: A Música do Clube da Esquina, de Ana Rieper
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
A Ilha dos Ilus, de Paulo G. C. Miranda
Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão
Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiuza Zenha
Perlimps, de Alê Abreu
Uma Noite Antes do Natal, de Nelson Botter Jr.

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
As Aventuras de Poliana: O Filme, de Claudio Boeckel
Dois é Demais em Orlando, de Rodrigo Van Der Put
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, de Mauricio Eça
Uma Carta para Papai Noel, de Gustavo Spolidoro
Uma Fada Veio Me Visitar, de Viviane Jundi

MELHOR DIREÇÃO
Anita Rocha da Silveira, por Medusa
Carolina Markowicz, por Pedágio
Kleber Mendonça Filho, por Retratos Fantasmas
Marcus Baldini, por O Sequestro do Voo 375
Tomás Portella, por Aumenta que é Rock’n Roll

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Ana Petta e Helena Petta, por Quando Falta o Ar
Lillah Halla, por Levante
Nara Normande e Tião, por Sem Coração
Natália Dias e Camilo Cavalcanti, por Belchior: Apenas um Coração Selvagem
Silvio Guindane, por Mussum, o Filmis

MELHOR ATRIZ | LONGA-METRAGEM
Bárbara Paz, por A Porta ao Lado
Débora Falabella, por Bem-Vinda, Violeta!
Drica Moraes, por Pérola
Maeve Jinkings, por Pedágio
Vera Holtz, por Tia Virgínia

MELHOR ATOR | LONGA-METRAGEM
Ailton Graça, por Mussum, o Filmis
Chico Diaz, por Noites Alienígenas
Johnny Massaro, por Aumenta que é Rock’n Roll
Juan Paiva, por Nosso Sonho
Paulo Miklos, por Saudosa Maloca

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE | LONGA-METRAGEM
Alice Carvalho, por Angela
Aline Marta Maia, por Pedágio
Arlete Salles, por Tia Virgínia
Cacau Protasio, por Mussum, o Filmis
Grace Passô, por Levante

MELHOR ATOR COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM
Antonio Pitanga, por Tia Virgínia
Gabriel Leone, por O Rio do Desejo
George Sauma, por Aumenta que é Rock’n Roll
Gero Camilo, por Saudosa Maloca
Jorge Paz, por O Sequestro do Voo 375
Yuri Marçal, por Mussum, o Filmis

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Mato Seco em Chamas, escrito por Adirley Queirós e Joana Pimenta
Medusa, escrito por Anita Rocha da Silveira
Pedágio, escrito por Carolina Markowicz
Propriedade, escrito por Daniel Bandeira
Tia Virgínia, escrito por Fabio Meira

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Mussum, o Filmis, escrito por Paulo Cursino; adaptado do livro Mussum, uma história de humor e samba, de Juliano Barreto
Noites Alienígenas, escrito por Camilo Cavalcanti, Rodolfo Minari e Sérgio de Carvalho; adaptado do livro Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho
O Rio do Desejo, escrito por Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo e Milton Hatoum; adaptado da obra O Adeus do Comandante, de Milton Hatoum
O Sequestro do Voo 375, escrito por Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque; adaptado do documentário Sequestro do Voo 375, de Constâncio Viana
Pérola, escrito por Adriana Falcão, Marcelo Saback e Jô Abdu; adaptado da peça teatral Pérola, de Mauro Rasi

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Bem-Vinda, Violeta!, por Gustavo Hadba
Mussum, o Filmis, por Nonato Estrela
O Rio do Desejo, por Adrian Teijido
O Sequestro do Voo 375, por Rhebling Junior
Pérola, por Kika Cunha
Sem Coração, por Evgenia Alexandrova

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Aumenta que é Rock’n Roll, por Cláudio Amaral Peixoto
Nosso Sonho, por Karen Araujo
O Rio do Desejo, por Adrian Cooper
O Sequestro do Voo 375, por Rafael Ronconi
Tia Virgínia, por Ana Mara Abreu

MELHOR FIGURINO
Aumenta que é Rock’n Roll, por Ana Avelar e Joanna Ribas
Mussum, o Filmis, por Cassio Brasil
Nosso Sonho, por Alex Brollo
O Sequestro do Voo 375, por Letícia Barbieri
Pérola, por Bia Salgado

MELHOR MAQUIAGEM
Aumenta que é Rock’n Roll, por Irandê Costa
Mussum, o Filmis, por Mari Pin e Martín Macías Trujillo
Noites Alienígenas, por Zé Lucas
O Sequestro do Voo 375, por Simone Batata
Tia Virgínia, por Marcos Freire

MELHOR EFEITO VISUAL
Aumenta que é Rock’n Roll, por Marcelo Siqueira
Mamonas Assassinas, o Filme, por Marcelo Siqueira
Mussum, o Filmis, por José Francisco Neto
O Sequestro do Voo 375, por Marcelo Cunha e Joaquim Moreno
Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, por Marcelo Siqueira e Alexandre Cruz

MELHOR MONTAGEM
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, por João Wainer
Mussum, o Filmis, por André Simões
Noites Alienígenas, por André Sampaio
Nosso Sonho, por Eduardo Albergaria e Waldir Xavier
O Sequestro do Voo 375, por Lucas Gonzaga e Gustavo Vasconcelos
Tia Virgínia, por Karen Akerman e Virgínia Flores

MELHOR SOM
Aumenta que é Rock’n Roll, por Valéria Ferro, Renato Calaça, Simone Petrillo e Paulo Gama
Medusa, por Bernardo Uzeda, Evandro Lima e Gustavo Loureiro
Mussum, o Filmis, por Evandro Lima, Acácia Lima, Tomás Alem, Gustavo Loureiro e Rodrigo Noronha
O Sequestro do Voo 375, por Sérgio Scliar, Miriam Biderman e Ricardo Reis
Pedágio, por André Bellentani, Filipe Derado e Toco Cerqueira

MELHOR TRILHA SONORA
Aumenta que é Rock’n Roll, por Dado Villa-Lobos
Medusa, por Bernardo Uzeda e Anita Rocha da Silveira
Noites Alienígenas, por Bernardo Gebara
Nosso Sonho, por Plínio Profeta
O Rio do Desejo, por Beto Villares
O Sequestro do Voo 375, por Plínio Profeta

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin (RJ) 
Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli (SP)
Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga (SP)
Se Precisar de Algo, de Mariana Cobra (SP)
Yãmî Yah-Pá: Fim da Noite, de Vladimir Seixas (RJ)

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
As Marias, de Dannon Lacerda (MS)
Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (SP)
Eu, Negra, de Juh Almeida (BA)
Macaléia, de Rejane Zilles (RJ)
Thuë pihi kuuwi: Uma Mulher Pensando, de Aida Harikariyoma Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yanomami (RR)

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
Era uma Noite de São João, de Bruna Velden (PB)
Jussara, de Camila Cordeiro Ribeiro (BA)
Lapso, de Mônica Moura (SP)
Mulher Vestida de Sol, de Patrícia Moreira (BA)
Quintal, de Mariana Netto (BA)

MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO
A Sociedade da Neve, de J.A. Bayona (Espanha/Uruguai/Argentina/Chile); indicação: Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España
Al otro lado de la niebla, de Sebastián Cordero (Equador); indicação: Academia de las Artes Audiovisuales y Cinematográficas del Equador
El otro hijo, de Juán Sebastián Quebrada (Colômbia/Argentina/França); indicação: Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas
Os Colonos, de Felipe Gálvez (Chile/Argentina/Reino Unido/Taiwan/EUA); indicação: Academia de Cine de Chile
Puan, de María Alché e Benjamín Naishtat (Argentina/Brasil/Itália/França/Alemanha); indicação: Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina

MELHOR SÉRIE | FICÇÃO | PRODUÇÃO INDEPENDENTE | TV ABERTA, PAGA OU STREAMING
A Vida pela Frente (Globoplay)
Betinho: No Fio da Navalha (Globoplay e Globo)
Cangaço Novo (Prime Video)
DOM (Prime Video)
Fim (Globoplay)

MELHOR SÉRIE | DOCUMENTÁRIO | PRODUÇÃO INDEPENDENTE | TV ABERTA, PAGA OU STREAMING
Diretores de Arte (Canal Curta!)
Línguas da Nossa Língua (HBO Max)
Massacre na Escola: A Tragédia das Meninas de Realengo (HBO Max)
O Caso Escola Base (Canal Brasil)
Viajando com os Gil (Prime Video)

MELHOR SÉRIE | ANIMAÇÃO | PRODUÇÃO INDEPENDENTE | TV ABERTA, PAGA OU STREAMING
Esquadrão do Mar Azul (TV Rá Tim Bum)
O Hotel Silvestre de Ana Flor (Discovery Kids e HBO Max)
Tronik (TV Rá Tim Bum)
Zoopedia (EBC-TV Brasil)

MELHOR ATRIZ | SÉRIE DE FICÇÃO
Alessandra Negrini, por Cidade Invisível
Alice Carvalho, por Cangaço Novo
Bianca Comparato, por João Sem Deus: A Queda de Abadiânia
Marjorie Estiano, por Fim
Thainá Duarte, por Cangaço Novo

MELHOR ATOR | SÉRIE DE FICÇÃO
Allan Souza Lima, por Cangaço Novo
Bruno Mazzeo, por Fim
Fabio Assunção, por Fim
Gabriel Leone, por Dom
Julio Andrade, por Betinho: No Fio da Navalha
Marco Nanini, por João Sem Deus: A Queda de Abadiânia

Foto: Desirée do Valle.

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