Thomás Aquino e Silvero Pereira em Bacurau: cinema brasileiro.
O New York Film Critics Circle Awards conta com um seleto e respeitado grupo de jornalistas que elege as melhores produções do ano, tornando-se um termômetro para a temporada de premiações. O evento surgiu com o objetivo de defender filmes que poderiam ser desprezados pelo público e também pela indústria do entretenimento.
Os críticos de Nova York elegem os melhores do cinema desde 1935 e, inicialmente, eram conhecidos por premiar filmes que de certa forma eram injustiçados pelo Oscar, que realizou sua primeira cerimônia em 1929. Cidadão Kane, de Orson Welles, por exemplo, foi eleito o melhor filme de 1941 pelos críticos e não recebeu a famosa estatueta dourada da Academia. O mesmo aconteceu com Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, em 1971; Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, em 1990; entre outros.
Neste ano, vale destacar a presença do brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, eleito o melhor filme estrangeiro de 2020. Esta é a terceira vez que o Brasil aparece na lista dos críticos de Nova York: a primeira foi em 1981 com Pixote: A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco; e depois com Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, em 2003.
Premiado no Festival de Cannes do ano passado, Bacurau tem se destacado em diversas listas e premiações internacionais. Recentemente, foi citado entre os melhores do ano em publicações como: The New York Times, IndieWire, The Hollywood Reporter, The Guardian, Rolling Stone, entre outras. Além disso, apareceu também na tradicional lista de melhores ano de Barack Obama.
Confira a lista completa com os vencedores do New York Film Critics Circle Awards 2020:
MELHOR FILME
First Cow, de Kelly Reichardt
MELHOR DIREÇÃO
Chloé Zhao, por Nomadland
MELHOR ROTEIRO
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre, escrito por Eliza Hittman
MELHOR ATRIZ
Sidney Flanigan, por Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
MELHOR ATOR
Delroy Lindo, por Destacamento Blood
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Maria Bakalova, por Borat: Fita de Cinema Seguinte
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Chadwick Boseman, por Destacamento Blood
MELHOR FOTOGRAFIA
Small Axe, por Shabier Kirchner
MELHOR ANIMAÇÃO
Wolfwalkers, de Tomm Moore e Ross Stewart
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Time, de Garrett Bradley
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (Brasil)
MELHOR PRIMEIRO FILME
The Forty-Year-Old Version, de Radha Blank
PRÊMIO ESPECIAL
Kino Lorber; Kino Marquee Virtual Cinema
Spike Lee; New York New York Love Letter
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.