Oração do Amor Selvagem

por: Cinevitor

oracaoamorposterDiretor: Chico Faganello

Elenco: Sandra Corveloni, Chico Diaz, Ivo Müller, Camilla Araújo, Camila Hubner, Georgina Castro, Adilson Maghá, Gringo Starr.

Ano: 2015

Sinopse: Um homem e sua filha pequena desafiam os representantes das leis divinas no vilarejo onde vivem e partem em busca de liberdade. Mas o que poderia ser uma vida abençoada pela felicidade, torna-se um labirinto de ciúmes e violência. Só que nenhum deus pode impedir alguém de ser feliz.

Crítica do CINEVITOR: Inspirado em um história real, Oração do Amor Selvagem traz para os cinemas uma trama que envolve paixão e suspense, com diversas discussões como pano de fundo. A principal delas, e talvez a mais importante, é a corajosa abordagem em relação à questões religiosas. Destacando as crenças de seus personagens, o filme logo de cara mostra seu objetivo: ampliar o discurso cultural em relação aos valores de cada religião e de como as pessoas se tornam fanáticas a ponto de julgar os outros por suas escolhas e virtudes. Tais questões ganham força na história não só pelo roteiro, mas também por excelentes atuações. Cada personagem tem seu momento de destaque no filme, revelando sua fé e suas preferências. Alguns, mesmo defensores extremos de suas crenças, conseguem esconder suas verdadeiras intenções, mas, a todo instante se preocupam em não cair em contradição. Com estereótipos bem trabalhados, Chico Faganello nos apresenta uma direção firme, sem medo de contar sua história. A fotografia de Marx Vamerlatti também merece destaque, com planos bem elaborados que inserem o espectador naquele vilarejo assombrado de desconfianças e hipocrisia. O suspense de Oração do Amor Selvagem surge em seus personagens, que, às vezes misteriosos, fazem de tudo para defender com prioridade seus discursos de fé. A intenção do filme de Faganello não é criar polêmica em cima da religião e, sim, de abrir espaço através da sétima arte para discutir as diferenças entre as crenças existentes. Não há uma única verdade ou um único caminho para a felicidade, pois cada um tem sua fé e suas escolhas, e essas distinções são muito bem abordadas no longa. Com isso, Oração do Amor Selvagem se torna um filme curioso, interessante e destemido por argumentar sobre religião, trazendo à tona um discurso de poder. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários