A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quinta-feira, 21/12, uma lista com os pré-selecionados para o Oscar 2024 em dez categorias, entre elas, melhor filme internacional, antes conhecida como melhor filme estrangeiro.
O Brasil estava representado com Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, segundo documentário do cineasta, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. Mas, infelizmente, o longa não conseguiu uma vaga entre os 15 semifinalistas; o filme também estava elegível para melhor documentário. Para esta 96ª edição, 88 países foram classificados, entre eles, Namíbia, candidato pela primeira vez. Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme internacional foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os semifinalistas na shortlist.
O cinema brasileiro também estava na disputa por uma estatueta dourada na categoria de melhor curta-metragem de ficção com Big Bang, de Carlos Segundo. Protagonizado por Giovanni Venturini e premiado com o Leopardo de Ouro da mostra Pardi di domani Concorso Corti d’autore, no Festival de Locarno do ano passado, o filme também não conseguiu uma vaga. Vale lembrar que no ano passado Carlos Segundo ficou entre os 15 semifinalistas nesta mesma categoria com o curta Sideral.
Os finalistas serão revelados no dia 23 de janeiro de 2024 e a cerimônia acontecerá no dia 10 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood, com apresentação de Jimmy Kimmel.
Confira a lista com os quinze semifinalistas ao Oscar 2024 de melhor filme internacional:
ALEMANHA: Das Lehrerzimmer (The Teachers’ Lounge), de İlker Çatak
ARMÊNIA: Amerikatsi, de Michael A. Goorjian
BUTÃO: The Monk and the Gun, de Pawo Choyning Dorji
DINAMARCA: Bastarden (The Promised Land), de Nikolaj Arcel
ESPANHA: La sociedad de la nieve, de J.A. Bayona
FINLÂNDIA: Folhas de Outono (Kuolleet lehdet), de Aki Kaurismäki
FRANÇA: O Sabor da Vida (La passion de Dodin Bouffant), de Trần Anh Hùng
ISLÂNDIA: Terra de Deus (Volaða land), de Hlynur Pálmason
ITÁLIA: Io Capitano, de Matteo Garrone
JAPÃO: Perfect Days, de Wim Wenders
MÉXICO: Tótem, de Lila Avilés
MARROCOS: Kadib Abyad (The Mother of All Lies), de Asmae El Moudir
TUNÍSIA: As 4 Filhas de Olfa (Les Filles d’Olfa), de Kaouther Ben Hania
UCRÂNIA: 20 Days in Mariupol, de Mstyslav Chernov
REINO UNIDO: Zona de Interesse (The Zone of Interest), de Jonathan Glazer
*Clique aqui e confira as listas completas com os pré-selecionados.
Foto: Divulgação/Diamond Films.