Finding Dory
Diretores: Andrew Stanton e Angus MacLane.
Elenco: Antonio Tabet, Marília Gabriela, Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Ed O’Neill, Kaitlin Olson, Hayden Rolence, Ty Burrell, Diane Keaton, Eugene Levy, Sloane Murray, Idris Elba, Dominic West, Bob Peterson, Kate McKinnon, Bill Hader, Sigourney Weaver, Alexander Gould, Torbin Xan Bullock, Willem Dafoe, Andrew Stanton, Katherine Ringgold, Bennett Dammann, John Ratzenberger, Brad Garrett, Allison Janney, Austin Pendleton, Stephen Root, Vicki Lewis, Jerome Ranft.
Ano: 2016
Sinopse: Dory vive alegremente nos recifes com Nemo e Marlin, e repentinamente se lembra de que tem uma família em algum lugar que pode estar procurando por ela. Logo, o trio embarca em uma aventura que vai mudar suas vidas cruzando o oceano em direção ao prestigioso Instituto da Vida Marinha (IVM), na Califórnia, um centro de reabilitação e aquário. Em uma tentativa de encontrar seus pais, Dory conta com a ajuda de três dos residentes mais intrigantes do IVM: Hank, um polvo briguento que frequentemente dá um perdido nos funcionários; Bailey, uma baleia branca que está convencida que suas habilidades de ecolocalização não funcionam mais; e Destiny, um tubarão baleia míope. Navegando habilmente pelo intrincado funcionamento interno do IVM, Dory e seus amigos descobrem a mágica que existe em seus defeitos, sua amizade e família.
Crítica do CINEVITOR: Em 2003, o público se encantou com as aventuras de um peixe-palhaço em Procurando Nemo. O filme fez um grande sucesso de bilheteria e levou o Oscar de melhor animação. Agora, treze anos depois, chegou a vez de dar ainda mais destaque para a personagem mais carismática da turma: Dory, um peixinho azul que sofre de memória recente. Nessa continuação, tão aguardada pelos espectadores, acompanhamos a protagonista em busca de seus pais. Procurando Dory diverte tanto quanto o primeiro filme, mas se destaca por conseguir trilhar um caminho próprio, mesmo que Nemo e seu pai, agora como coadjuvantes, também participem das peripécias aquáticas. Com novos personagens que se encaixam adequadamente na narrativa, a animação alcança todos os tipos de público: desde crianças até adultos. Seu roteiro não é dos mais criativos e originais, mas ainda assim emociona e mantém a essência do original de entreter, divertir e passar uma mensagem. Procurando Dory é tão carismático quanto sua protagonista, rende risadas e lágrimas e garante momentos descontraídos para um público que procura uma história leve, bonita e bem contada. Você vai sair do cinema ainda mais encantado por Dory, torcendo para que ela continue a nadar muitas outras vezes nas telonas. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: