Sindicato dos Produtores: Anora, de Sean Baker, é consagrado no PGA Awards 2025

por: Cinevitor
Mark Eydelshteyn, Mikey Madison e Anton Bitter em Anora: filme premiado

O Sindicato dos Produtores da América, Producers Guild of America, revelou na noite deste sábado, 08/02, no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles, os vencedores do PGA Awards, Producers Guild Awards, premiação que elege os melhores do cinema e da TV.

Nesta 36ª edição, o longa Anora, produzido por Samantha Quan, Alex Coco e Sean Baker foi consagrado. Com isso, o título, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado, aumenta suas chances na corrida pelo Oscar de melhor filme, já que o PGA Awards é considerado uma prévia do prêmio da Academia.

Realizado anualmente desde 1990, a premiação conta com mais de 8.200 membros. Das 35 edições realizadas até então, 25 dos vencedores também levaram a principal categoria do Oscar, como por exemplo, Oppenheimer, que foi eleito o melhor filme em ambos os eventos do ano passado. O PGA Awards ainda consagrou Hacks, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, Bebê Rena, entre outros, nas categorias televisivas.

Na cerimônia de premiação, Stephanie Allain e Donald De Line, presidentes do PGA, discursaram: “Estúdios, streamers e financiadores… por favor, ajudem a trazer a produção de volta para Los Angeles. A indústria cinematográfica fez Los Angeles e agora é hora de Los Angeles fazer filmes novamente”. A noite contou também com a presença de nomes como Colman Domingo, Mikey Madison, Adrien Brody, Ariana Grande, Colin Farrell, Elle Fanning, Geraldine Viswanathan, Jane Fonda, Jeff Goldblum, Jodie Foster, Steve Carrell, entre outros.

Neste ano, a premiação homenageou grandes nomes da indústria cinematográfica: o produtor cinematográfico Christopher Meledandri, indicado ao Oscar por Meu Malvado Favorito 2, recebeu o David O. Selznick Achievement Award; Dana Walden, presidente do Disney Television Studios e da ABC Entertainment, foi honrada com o Milestone Award; o ator, diretor e roteirista Taika Waititi, vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, foi homenageado com o Norman Lear Achievement Award; e as produtoras Lynda Obst, indicada ao Emmy pela série The ’60s, e Paula Weinstein, vencedora do Emmy pelos filmes televisivos Recontagem e Truman, receberam, in memoriam, o Trailblazer Award.

Conheça os vencedores do PGA Awards 2025 nas categorias de cinema:

LONGA-METRAGEM | PRÊMIO DARRYL F. ZANUCK
Anora, por Samantha Quan, Alex Coco e Sean Baker

LONGA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
Robô Selvagem, por Jeff Hermann

LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Super/Man: A História de Christopher Reeve, por Lizzie Gillett, Robert Ford e Ian Bonhôte

FILME TELEVISIVO ou STREAMING
A Noite que Mudou o Pop, por Lionel Richie, George Hencken e Julia Nottingham

Foto: Divulgação/Universal Pictures.

Comentários