Sindicato dos Roteiristas anuncia vencedores do WGA Awards 2023

por: Cinevitor
Sarah Polley: melhor roteiro adaptado por Entre Mulheres

O Sindicato dos Roteiristas da América, Writers Guild of America, anunciou neste domingo, 05/03, os vencedores do Writers Guild Awards 2023, premiação que elege os melhores roteiros do cinema, TV, novas mídias e rádio. Realizado anualmente desde 1948, o WGA Awards é considerado um dos termômetros para o Oscar.

Escrito por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, foi eleito o melhor roteiro original. Com isso, o filme se consagra nessa temporada ao vencer todos os prêmios dos principais sindicatos: DGA, PGA, WGA e SAG. O mesmo aconteceu com títulos como Argo, Quem Quer Ser um Milionário?, Beleza Americana e Onde os Fracos Não Têm Vez; todos levaram a estatueta dourada de melhor filme da Academia.

Entre as categorias televisivas, Ruptura, O Urso, The White Lotus, Better Call Saul, Undone e Hacks se destacaram nesta 75ª edição, que aconteceu em Los Angeles e Nova York; as comediantes Janelle James e Michelle Buteau foram as apresentadoras das cerimônias. 

A noite contou também com diversos nomes homenageados, como: o consagrado cineasta Spike Lee, que recebeu o Ian McLellan Hunter Award for Career Achievement; Charlie Kaufman, vencedor do Oscar por Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, que recebeu o Laurel Award for Screenwriting Achievement; Yvette Lee Bowser, roteirista e produtora de TV, que foi honrada com o Paddy Chayefsky Laurel Award for Television Writing Achievement; Rebecca Lenkiewicz, que recebeu o Paul Selvin Award pelo roteiro do longa Ela Disse; o produtor e roteirista Paul Simms, das séries Atlanta e What We Do in the Shadows, que foi homenageado com o Herb Sargent Award for Comedy Excellence; e a roteirista Penelope Koechl, que recebeu o Richard B. Jablow Award.

Conheça os vencedores do WGA Awards 2023 nas categorias de cinema:

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, escrito por Daniel Kwan e Daniel Scheinert

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Entre Mulheres, escrito por Sarah Polley; baseado no livro Women Talking, de Miriam Toews

MELHOR ROTEIRO | DOCUMENTÁRIO
Moonage Daydream, escrito por Brett Morgen

MELHOR ROTEIRO | FILME PARA TV OU NOVAS MÍDIAS
Honor Society, escrito por David A. Goodman

Foto: Amy Sussman/Getty Images for WGAW.

Comentários