
O Sindicato dos Roteiristas da América, Writers Guild of America, anunciou neste sábado, 15/02, os vencedores do Writers Guild Awards 2025, premiação que elege os melhores roteiros do cinema, TV, novas mídias e rádio. Realizado anualmente desde 1948, o WGA Awards é considerado um dos termômetros para o Oscar.
Escrito e dirigido por Sean Baker, Anora levou o prêmio de melhor roteiro original. Já Nickel Boys, escrito por RaMell Ross e Joslyn Barnes, venceu na categoria de melhor roteiro adaptado. Como de costume, o WGA Awards frequentemente exclui vários filmes importantes da temporada de premiações por conta das regras de elegibilidade; uma delas é que se o roteiro for escrito por um não membro do Sindicato, ele não é elegível ao prêmio. Neste ano, diversos longas ficaram de fora, entre eles, o brasileiro Ainda Estou Aqui, com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega.
Entre as categorias televisivas, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, Hacks e Pinguim se destacaram nesta 77ª edição, que foi realizada em dois locais: em Beverly Hills, no The Beverly Hilton, com apresentação de Joel Kim Booster; e em Nova York, sob o comando de Roy Wood Jr., no Edison Ballroom.
A noite contou também com diversos nomes homenageados, como: o cineasta David Lynch, que morreu em janeiro, recebeu o Laurel Award for Screenwriting Achievement; o roteirista Vince Gilligan, vencedor do Emmy por Breaking Bad e Better Call Saul, foi honrado com o Paddy Chayefsky Laurel Award for Television Writing Achievement; os roteiristas de Nickel Boys, RaMell Ross e Joslyn Barnes, receberam o Paul Selvin Award; o roteirista Scott Frank, indicado ao Oscar por Irresistível Paixão e Logan, foi homenageado com o Ian McLellan Hunter Award for Career Achievement; o produtor televisivo Bill Lawrence, vencedor do Emmy por Ted Lasso, recebeu o Herb Sargent Award for Comedy Excellence; e a roteirista Kathy McGee recebeu o Richard B. Jablow Award.
Conheça os vencedores do WGA Awards 2025 nas categorias de cinema:
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Anora, escrito por Sean Baker
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Nickel Boys, escrito por RaMell Ross e Joslyn Barnes; baseado no livro The Nickel Boys, de Colson Whitehead
MELHOR ROTEIRO | DOCUMENTÁRIO
Jim Henson, o Homem-Ideia, escrito por Mark Monroe
MELHOR ROTEIRO | FILME PARA TV e STREAMING
The Great Lillian Hall, escrito por Elisabeth Seldes Annacone
Foto: Divulgação/Diamond FIlms.