Soia Lira é homenageada no 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

por: Cinevitor
Atriz consagrada: homenagem pelo conjunto da obra

Neste domingo, 03/12, a emoção tomou conta da 18ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro com a homenagem para a atriz paraibana Soia Lira no Cinépolis Manaíra Shopping, em João Pessoa, na Paraíba, que foi acompanhada pela exibição do longa Pacarrete, de Allan Deberton.

Natural da cidade de Cajazeiras, Soia iniciou sua carreira ainda criança, em 1973, ao lado dos irmãos Nanego e Bertrand Lira, em produções teatrais amadoras na cidade. Foi nessa época que criaram o Grupo Mickey, que posteriormente mudou o nome para Grupo Terra.

Em 1976, depois de conhecer o ator Luiz Carlos Vasconcelos, paraibano de Umbuzeiro, integrou o elenco da montagem de Os Pirralhos, já no Grupo Piollin. Em 1984, participou do Projeto Mambembão, dirigido por Eliézer Rolim. Após alguns anos afastada, retorna ao teatro em Vau da Sarapalha, no ano de 1992, baseado na obra de Guimarães Rosa e dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos; e por sua atuação recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de São José do Rio Preto. Sucesso de público, o grupo viajou por diferentes locais do Brasil e da Europa.

Em 1994, à convite de Luiz Fernando Carvalho, estreou na televisão em uma participação em um episódio do programa Terça Livre; depois participou de A Pedra do Reino e Alice. Também apareceu no cinema pela primeira vez no mesmo ano no filme A Árvore de Marcação, de Jussara Queiroz.

Em 1998, ganhou destaque nacional ao participar de Central do Brasil, premiado longa-metragem de Walter Salles. Depois disso, apareceu em diversas obras, como: A Árvore da Miséria, Abril Despedaçado, O Quinze, que foi premiada no Cine Ceará, Doce de Coco, O Hóspede, Tatuagem, Moído, Ambiente Familiar e Pacarrete, que lhe rendeu o kikito de melhor atriz coadjuvante. Recentemente, filmou Cavalo Marinho, novo curta-metragem de Leo Tabosa.

Para celebrar sua trajetória, Soia recebeu o Troféu Aruanda e foi ovacionada pelo público do festival. No palco, recebeu tal honraria das mãos da amiga e atriz Marcélia Cartaxo. Ao lado de familiares, agradeceu e fez um discurso emocionada: “São tantos anos de carreira! Me sinto muito feliz e honrada com essa homenagem. Sou muito grata a todos que contribuíram para que eu me tornasse a atriz que sou hoje”.

Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem:

Foto: Mano de Carvalho.

Comentários